8 de fevereiro de 2017

GUARDAS MUNICIPAIS REFORÇAM A SEGURANÇA EM VILA VELHA E VITÓRIA

Em um cenário de ruas praticamente desertas, onde as poucas pessoas que se arriscavam a sair de casa andavam apressadas e atentas a qualquer barulho, sobrou para as Guardas Municipais a tentativa de estabelecer um mínimo de segurança nas cidades de Vila Velha e de Vitória.

No município canela-verde, todo o efetivo da Guarda, composto por 380 homens, se dividiu para coordenar o trânsito e patrulhar ruas e comércios. “Estamos executando o trabalho cotidiano nas nossas cinco bases e sete módulos operacionais”, destacou o subsecretário da Guarda, Samuel Nunes.

Segundo ele, a ausência da Polícia Militar faz com que a Guarda tenha que cumprir o que, normalmente, não seria de sua responsabilidade, como o acompanhamento de homicídios. Na tarde desta segunda, inclusive, dois agentes foram baleados enquanto faziam o patrulhamento.

Já o prefeito Max Filho ressalta que um dos principais focos da Guarda armada é proteger os pronto atendimentos e postos de saúde, a fim de garantir que eles permaneçam atendendo a população.

“É lamentável a situação que estamos atravessando. É muito importante que a PM volte o quanto antes. Esperamos que a normalidade seja restabelecida o mais rápido possível”, lamentou Max, que vem mantendo contato com o governo estadual para acompanhar os desdobramentos das ações.

Na Capital, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), informou que a Guarda Civil Municipal – que comumente trabalha de forma integrada com a Polícia Militar – tem atuado acima da média desde que a manifestação de parentes de militares teve início, no fim de semana.

O funcionamento, nesta segunda-feira (6), deu prioridade para a segurança dos prontos-atendimentos de São Pedro e Praia do Suá, que não abrirão nesta terça-feira (7).

Já na Serra, onde a atuação da Guarda Municipal armada foi suspensa por ordem judicial no ano passado, o prefeito Audifax Barcelos diz que vem se empenhando para que os agentes voltem às ruas nos próximos dias, mas ainda não há previsão.
Fonte: Gazeta Online

Nenhum comentário: