18 de fevereiro de 2017

REAJUSTE SALARIAL 2017: INDEPENDENTEMENTE DE QUALQUER INSATISFAÇÃO, TODOS PRECISAM E DEVEM PARTICIPAR DO PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO

O mês da data base ficou para traz – janeiro - e os Guardas Municipais de Maceió, igualmente os demais Servidores, parecem está à deriva sem saber ao certo quando vão ter de fato os salários reajustados. O pouco que se sabe, até então, é que o governo municipal já teria batido o martelo, em novembro do ano passado, e determinado que a proposta de reajuste só será apresentada no final do primeiro quadrimestre.

É oportuno lembrar que, em 2015 a inflação acumulada atingiu 10,67%, após intenso processo de negociação com o governo municipal os sindicatos conseguiram, em 2016, apenas 4,5% de reajuste deixando um déficit acumulado de 6,17%. Já a inflação acumulada em 2016 foi de 6,29%, somando esse percentual com os 6,17% que a prefeitura deixou de repassar no ano passado o reajuste para 2017 teria que ser de 12,46%.  

Estima-se que os sindicatos venham pleitear em média 15% de reajuste, já a prefeitura deverá acenar com 2% podendo elevar esse percentual até 5%, isso se houver, é óbvio, uma forte pressão por parte dos Guardas Municipais e dos demais Servidores.

Como a negociação salarial do ano passado não aconteceu a contento, há uma previsão de haver baixa adesão da categoria no processo de negociação desse ano, toda via os GMs precisam entender que são eles a parte interessada nesse processo, por tanto, precisam sim fazer-se presente em todas as etapas da negociação, do contrário, o poder de compra dos salários continuará despencando.   
GM NOTÍCIA-AL

Nenhum comentário: