2 de março de 2017

DESCASO COM O PATRIMÔNIO PÚBLICO: SEM A PRESENÇA DE GUARDAS MUNICIPAIS MAIS UMA UNIDADE DE SAÚDE É ARROMBADA EM MACEIÓ


Apesar dos constantes arrombamentos a Unidades de Saúde de Maceió, registrados ao longo dos últimos anos, e dos prejuízos e transtornos causados a população que tanto tem clamado por atendimento digno de saúde, a prefeitura parece não está muito preocupada com esse cenário.
Durante o carnaval foi à vez da Unidade de Saúde do Conjunto Residencial José Tenório ser alvo dos marginais. Eles levaram computadores, botijão de gás e acessórios médicos essenciais para o atendimento à população. Por muito pouco a tragédia não foi maior, já que durante o carnaval Guardas Municipais de várias unidades de saúde foram remanejados para guarnecer os Mercados Públicos.

Através de nota, a Secretaria Municipal de Saúde disse que uma equipe iria ao posto para fazer levantamento das perdas, limpeza e arrumação do posto, e que o atendimento médico marcado será posteriormente reagendado. Simples assim.

A prefeitura diz não dispor de dinheiro para aumentar o efetivo da Guarda Municipal estagnado há mais de 16 anos. Também diz não dispor de caixa – pouco mais de R$ 300 mil – para regularizar o porte de arma de cerca de 200 GMs, no entanto, já gastou milhões com contração de vigilantes da iniciativa privada e pretende gastar muito mais com a implantação de sistema de vídeo monitoramento, serviços que a Guarda poderia operacionalizar.

Sob o olhar omisso das entidades representativas, que por razões desconhecidas não conseguem se manifestar sobre esse descaso, não sabemos ao certo qual futuro espera a Guarda Municipal. GMs estão falecendo, se aposentando e até migrando para outras categorias, e o contingente cada vez mais despenca e vai abrindo espaço para as empresas de segurança privada sem qualquer protesto ou manifestação contraria.
GM NOTÍCIA-AL

  

Nenhum comentário: