31 de março de 2017

GMs DE MACEIÓ QUE ATUAVAM NA OPLIT SÃO REINTEGRADOS AS FILEIRAS DA GUARDA MUNICIPAL

Cerca de quinze Guardas Municipais que vinham atuando na Operação Policial Litorânea (OPLIT), foram devolvidos ao quadro da Guarda Municipal para serem realocados.

De acordo com a escala de serviço do mês de abril, publicada no Dário Oficial desta sexta-feira (31/03), os GMs passarão a integrar o recém-criado grupamento de Ronda Ostensiva Municipal (ROMU).

A criação da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), aconteceu através da Portaria nº 028, publicada no Diário Oficial de quinta-feira, 30 de março. Os GMs integrantes da ROMU se incumbirão de prestar serviços de apoio e suporte às ocorrências de maior complexidade em toda a capital Maceió.

O surgimento da Ronda Ostensiva Municipal repercutiu em meio à categoria nas redes sociais. Aguardando a regularização do porte de arma desde o início da primeira gestão de Rui Palmeira, muitos GMs foram contra a criação da Ronda Ostensiva. Antes de irem as ruas fazer patrulhamento preventivo, eles defendem a retomada da capacitação para o porte de arma e a aquisição de armamento por parte da prefeitura. O aumento do efetivo através de concurso público também foi cobrado pelos GMs.     

Especializados em lidar com tropas com o efetivo reduzido, os militares que hoje comandam a SEMSC, vem gradativamente fazendo ajustes no efetivo da Guarda Municipal numa tentativa de dar mais projeção às ações operacionais da instituição. A SEMSC já trouxe de volta para suas fileiras, os GMs que guarneciam a Câmara Municipal e os que atuavam na OPLIT, restam agora os que estão à disposição do poder judiciário.

Alguns GMs acreditam que uma futura medida da cúpula da SEMSC para lidar com o baixo efetivo na Guarda Municipal será implantar o chamado bico remunerado. GMs voluntários aproveitariam o horário de folga para prestar serviço remunerado. Caso esse modelo venha a ser adotado, com certeza não haverá mais perspectivas de aumento de efetivo via concurso público no decorrer da gestão de Rui Palmeira.
GM NOTÍCIA-AL

Nenhum comentário: