26 de abril de 2017

GMs QUE ATUAM NA SEGURANÇA DO FÓRUM DO BARRO DURO VÃO PEDIR MELHORIAS NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO

Se um dos objetivos de botar Guardas Municipais para atuar na segurança do Fórum do Barro Duro era dar mais visibilidade as ações da Guarda Municipal, “a iniciativa já deu certo”. Foi o que afirmaram os GMs que já fazem a segurança interna do prédio.

Os GMs disseram que diariamente o Fórum recebe em média cerca de 600 pessoas, entre cidadãos comuns, profissionais de diversos setores da segurança pública, advogados, juízes, promotores e desembargadores, e que todos tem se surpreendido, positivamente, com a presença da Guarda Municipal no interior do prédio.

Durante conversa com o blogueiro do GM NOTÍCIA-AL, Isidoro, na terça-feira (25/04), os GMs  aproveitaram a oportunidade e disseram que, através do Sindicato da categoria, vão direcionar algumas reivindicações ao secretário Ivon Berto com o objetivo de que sejam providenciados alguns ajustes visando melhorar a qualidade da prestação do serviço no Fórum.

A realização de um curso de capacitação que abordasse, por exemplo, temáticas específicas, como, postura no exercício da profissão, relações humanas, táticas operacionais defensivas, técnicas de mobilização, emprego da tonfa, algemas, armamento de baixa letalidade, revista pessoal, dentre outras, já contribuiria e muito para elevar o padrão da nossa prestação de serviço aqui no Fórum. Explicou um dos GMs.

Os GMs destacaram que há duas reivindicações que devem ser sanadas com urgência pela SEMSCS. A primeira seria disponibilizar um espaço/sala, no Fórum, para que eles pudessem trocar de roupas e guardar os pertences. Eles relataram que por falta desse espaço estão trabalhando sem o colete balístico por não terem como transportá-lo diariamente nos coletivos. Para vestir e trocar o fardamento estariam usando banheiros públicos.

A segunda reivindicação prioritária diz respeito à complementação dos créditos no cartão de transporte que desde o início de abril teria sido solicitado por eles. Sem créditos suficientes para pegar até quatro ônibus por dia alguns GMs já estariam pagando do bolso para se deslocar até o Fórum.

Eles disseram ainda que na pauta que será encaminhada ao secretário Ivon Berto pedirão que seja escalado um Subinspetor para comandá-los no Fórum. Quando há necessidade de contatar a Guarda Municipal eles recorrem ao Inspetor de dia, procedimento que não estaria ajudando, segundo eles, pelo fato da maioria dos Inspetores não conhecerem de perto a realizada que envolve o cotidiano do Fórum.   

O firmamento de Convênio entre a Prefeitura de Maceió e o Tribunal de Justiça de Alagoas, tem previsão legal prevista na Constituição Federal (art. 241), também recebe amparo da Lei nº 8.666/93 (art. 116), e ainda conta com o reforço da Lei nº 13.022/14 (art. 12), e demais normas existentes.

Os oito GMs tem se reversado no Fórum numa escala de serviço que funciona de segunda à quinta-feira das 13:30hs às 19:30hs, e na sexta-feira pela manhã, das 07:30hs às 13:30hs.
GM NOTÍCIA-AL

Nenhum comentário: