5 de junho de 2017

APÓS 5 MESES DE ESPERA O PREFEITO RUI PALMEIRA SURPREENDE E OFERECE 0%

Foi impressionante o fato de Rui Palmeira ter passado cinco meses para simplesmente dizer aos Sindicatos, na tarde dessa segunda-feira (05/06), que não há condições de conceder reajuste aos Guardas Municipais e demais Servidores por conta da “crise”, mesmo estando essas categorias com perda salarial acumulada do ano passado na ordem de 6,17% que, somada ao IPCA de 2015 deverá subir esse ano para 10,46%.

Os Sindicatos teriam analisado minuciosamente os números da prefeitura e teriam concluído haver margem para que Rui Palmeira concedesse ao menos 6,29% de reajuste. Para chegar a esse percentual os sindicalistas teriam usado como base o percentual da inflação acumulada nos anos de 2016 e 2017. Essa proposta do governo será submetida aos Servidores Municipais nas assembleias gerais que se iniciarão já essa semana.

Absolutamente sem noção, o governo municipal ainda teria pedido aos Sindicatos que aguardassem mais um bocadinho, só até outubro, quando os cofres da prefeitura poderiam engordar um pouco mais, e se isso acontecesse, de repente, concederia 1% de reajuste, sem retroativo é claro para não gerar mais impacto.

Retroagindo a memória a 2015 e 2016, Rui Palmeira deverá ter guardado embaixo do braço a reformulação do Plano de Cargos e Carreira, com medidas que devem gerar enxugamento de gastos a médio e longo prazo, a reforma da Previdência Municipal, que também deverá surtir os mesmos efeitos de contenção. Fala-se até na possibilidade de haver a extinção do anuênio, o que seria o fim da única garantia de recebermos 1% anualmente.

Conforme já foi tão divulgado por esse singelo espaço de comunicação, a pauta que Rui Palmeira tem com os Guardas Municipais ainda continua extensa. Há pendente execução de titulações, pagamento de retroativos, porte de arma, plano de cargos com carreira única, concurso público, centro de formação e aposentadoria especial.  

É oportuno ressaltar que, as últimas decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) sem dúvidas vieram para dificultar ainda mais a vida dos Guardas Municipais e dos demais Servidores Públicos. Os GMs estão proibidos de fazer greve por serem profissionais da segurança pública, e os demais Servidores só poderão paralisar as atividades nos casos de corte ou o não pagamento de salários, e agora, o que reatará fazer?

Passeando por algumas redes sociais, no final da tarde desta segunda-feira, eis que me deparei com uma proposta que sem dúvidas deverá ser submetida ao crivo dos Sindicatos e dos próprios Servidores nas assembleias.  

Vamos adotar uma política de incomodação, de asfixia política, com protestos e os servidores presentes em todos os locais por onde o prefeito pense em botar o pé. Já que as categorias não tem nada a ganhar talvez o prefeito também não tenha nada a perder". Sugeria um GM.

Informações apontam haver possibilidade de o governo voltar a sentar com os Sindicatos até a próxima sexta-feira.
GM NOTÍCIA-AL   

Um comentário:

Anônimo disse...

Infelizmente agora, nada irá incomodar o prefeito. Ele já atingiu o seu objetivo que foi a reeleição. Não tem mais nada o que fazer. Parabéns sindicalistas do município de Maceió! Vcs também conseguiram o que queriam.