22 de junho de 2017

GMs DO BIKE PATRULHA ENXERGAM NA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA A SALVAÇÃO DO GRUPAMENTO

Criado com a finalidade de reforçar a segurança na orla de Maceió, o Grupamento Bike Patrulha prometia ajudar a população e aos turistas na solução de pequenos delitos, como furtos, resgate e auxílio a crianças perdidas, travessia de pedestres, educação e disciplinamento do uso da ciclovia, prevenção de acidentes, salvamento de pessoas em risco de afogamento, dentre outros, no entanto, a falta de assistência ao grupamento, por parte da prefeitura, tem deixado o grupo à beira de extinção. 

Expostos ao olhar crítico de milhares de turistas e da elite maceioense, e visivelmente constrangidos pela situação degradante com que vem desempenhando a atividade profissional na orla de Pajuçara, Guardas Municipais que integram o Bike Patrulha relataram que é constante turistas confundirem as instalações do grupamento com um ponto de aluguel de bicicletas dado a precariedade em que se encontra base.

A única viatura usada pelos GMs apresenta elevado estado de sucateamento. Com o teto tomado pela a ferrugem são inúmeras as goteiras no interior do veículo quando exposto a chuvas. Freio de mão já não existe mais, pasmem, os GMs usam um paralelepípedo para escorar a alavanca quando tem que estacionar. Pedras também são usadas para escorar os pneus do veículo. Um absurdo.

Além de a base apresentar infiltrações por todos os lados também é visível à precariedade na fiação elétrica, o que expõe os servidores a riscos de acidentes. Eles relataram já ter feito vaquinha para consertar, por exemplo, o ar condicionado e o motor do limpador do para-brisa da viatura.

GMs mostraram que há uma necessidade urgente de se fazer manutenção nas bicicletas, que não tem como atuar com efetivo baixo e sem rádios portáteis de comunicação, com o fardamento desbotado e sem condições de uso, com as pistolas de choque taser com os cartuchos vencidos, com algemas enferrujadas, sem protetor solar, em fim, eles disseram que o grupamento precisa urgentemente da atenção do prefeito Rui Palmeira.

Outra grave deficiência vivida pelos GMs diz respeito à redução do efetivo do grupamento. Eles relataram que em meados de 2014 o Bike Patrulha chegou a ter 45 GMs, atualmente, por falta de concurso público, o grupo conta apenas com 16 GMs, que dividido por quatro Grupos Operacional (GO) restam somente 4 GMs por serviço, dois para guarnecer a base e dois para fazer patrulhamento, o que é absolutamente inviável.

Eles explicaram que um efetivo de 40 homens seria hoje suficiente para manter um padrão básico de serviço. Eles lembraram ainda que das 20 bicicletas que integram o grupamento, 14 se encontram na SEMSCS por falta de efetivo para usá-las.

A falta de armamento letal, não providenciado pela prefeitura ao longo dos anos, também tem limitado e dificultado a ação dos GMs. Eles relataram já ter se deparado com turistas que haviam acabado de ser assaltados na orla e como não tinham como defender a si próprio nem as vítimas, por estarem desarmados, teriam se sentidos constrangidos.

Sentindo-se desprestigiados e abandonados pela administração municipal, os GMs disseram enxergar na parceria público-privada à saída para o grupamento voltar a patrulhar a orla com melhores condições. Eles relataram já ter havido essa junção da prefeitura com a classe empresarial e que tal parceria teria dado certo.

“O sindicato que representa os hotéis, restaurantes, bares e similares dessa região da orla já chegaram a doar seis bicicletas para o grupamento, acreditamos que falta tão somente haver iniciativa da gestão municipal para firmar novas parcerias com esse seguimento”. Explicou um dos GMs.

Eles concluíram a conversa dizendo que já foi elaborada e caminhada ao secretário Ivon Berto pauta constando as deficiências vividas pelo grupamento, no entanto, devido ao baixo orçamento da SEMSCS nada teria sido feito até então. 
GM NOTÍCIA-AL     

Um comentário:

Eliseu F A Jr disse...

Parabéns GMs DO BIKE PATRULHA. Vocês merecem o melhor!