18 de julho de 2017

SEM GUARDAS MUNICIPAIS, PRÉDIOS PÚBLICOS CONTINUARÃO SENDO DEPREDADOS EM MACEIÓ

Os maceioenses ficaram perplexos, nessa segunda-feira (18/07), com a notícia do abandono e consequente depredação de um prédio público histórico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), situado na Rua Melo Moraes, na Praça dos Martírios, o qual já foi sede da prefeitura e recentemente abrigou a Secretária Municipal de Assistência Social (Semas).

Segundo nota divulgada pela Secretária Municipal de Assistência Social (SEMAS), o prédio centenário vinha sendo monitorado apenas por câmeras, no entanto, vândalos teriam danificado tais equipamentos. A nota diz ainda que a prefeitura estuda a possibilidade de revitalização do prédio que deverá abrigar futuras instalações da Secretaria Municipal de Cultura.

Mesmo sendo conhecedor do número expressivo de prédios públicos que se encontram à mercê do vandalismo pela falta de Guardas Municipais, pelo fato do órgão se encontrar há mais de 16 anos sem realizar concurso, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), durante visita a obras na Praça da Faculdade, na manhã desta segunda-feira (18/070), ao ser indagado sobre a depredação do prédio, disse que a sua “indignação foi à mesma de quem viu a situação daquele prédio”. Dá para entender.

A ineficiência da vigilância eletrônica nos prédios públicos de Maceió já foi comprovada dada aos inúmeros casos de depredação e furto dos equipamentos, dinheiro público que só serviu para abastecer setores que atuam nesse mercado, enquanto poderiam ter sido investidos no reaparelhamento e na capacitação dos Guardas Municipais, que, vergonhosamente, pleiteiam a regularização do porte de arma de fogo por mais de 14 anos. ´

Enquanto o prédio centenário tinha água potável, banheiro e energia elétrica, ninguém percebeu a importância da prestação dos serviços dos Guardas Municipais, agora, quando o prédio se encontra depredado e em condições insalubres lembraram que é importante manter os GMs guarnecendo o local. Um absurdo.  
GM NOTÍCIA-AL    


Nenhum comentário: