18 de dezembro de 2017

APÓS COGITAR ACABAR COM ANUÊNIO DOS SERVIDORES, PREFEITURA ENCAMINHA PROJETO A CÂMARA ASSEGURANDO BENEFÍCIO AOS PROCURADORES


Em meio à descontração das festividades natalina, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, enviou a Câmara Municipal, no dia 11 de dezembro, Projeto Lei propondo alterar dispositivos da Lei Delegada para incluir normas relacionadas à Carreira dos Procuradores Municipais.

Considerando a possibilidade de haver mudanças nas regras gerais do Plano de Cargos e Carreira dos Servidores em 2018, conforme chegou a ser cogitado pelos Sindicatos, essa proposta de Projeto Lei pode representar uma blindagem aos Procuradores de futuras alterações nas regras gerais de progressões por mérito e titulação, por exemplo.       

Na proposta encaminhada aos Vereadores fica assegurado aos Procuradores, entre outros pontos, o tempo de 2 anos com aumento de 5% para progressão por mérito. Tempo de 1 ano entre as Classes e de 2 anos entre os Padrões. Carga horária de 360 horas em cursos de especialização para progressões automáticas. Recebimento do anuênio com garantia de levá-lo para a aposentadoria.

Em junho desse ano, durante assembleia dos Guardas Municipais, um dirigente do Sindguarda-AL cogitou haver pretensão da prefeitura de acabar com o anuênio e de promover mudanças prejudiciais aos Servidores no Plano de Cargos. O aumento do tempo para progressão por mérito e titulação seria uma dessas alterações.  

Considerando todos os Servidores Públicos de carreira da Prefeitura, seriam os procuradores melhores que os demais para apenas eles permanecerem recebendo o anuênio frente a uma eventual mudança de regra coletiva?  Seria justo apenas eles, os procuradores, gozarem dos atuais interstícios conquistados no Plano de Cargos para progressão?

Espera-se que os Sindicatos enquanto guardiões dos direitos conquistados pelos Servidores empenhem-se ao máximo no acompanhamento desse processo a fim de evitar futuras injustiças e transtornos às demais categorias.

Não podemos deixar de parabenizar os procuradores por essa conquista histórica.
GM NOTÍCIA-AL

Nenhum comentário: