3 de janeiro de 2018

A IMPORTÂNCIA DA ROMU


Curso ROMU - Insp. Robson de São Miguel dos Campos.
Em se tratando de uma ocorrência que exige uma pronta resposta e apoio, as ROMUs têm sido uma peça fundamental, mostrando a cada dia o preparo e sua devida importância no cenário municipal.

O pronto atendimento das ROMUs vão desde uma simples averiguação até a prisão de acusados de tráfico de entorpecentes, assaltantes, estelionatários, prisão de procurados e foragidos da justiça, escolta de presos, prisão de quadrilhas de criminosos, controle de distúrbios, entre outras ocorrências.

A importância de implantar o patrulhamento tático é justamente um apoio mais rápido no serviço operacional. É necessário selecionar realmente o pessoal, treiná-los constantemente, sempre manter suas técnicas atualizadas, e equipá-los com todo o equipamento necessário para cumprir as missões de forma eficaz e segura.

Curso ROMU - Insp. Robson de São Miguel dos Campos.
Desta forma a corporação mostrará a cada dia maturidade não só no preventivo, mais também a pronta resposta em situações cruciais em ocorrências no qual exige o emprego da equipe treinada com maior força de impacto, utilizando um efetivo com treinamento especializado em policiamento tático, não podemos esquecer que a cada dia que as Guardas Municipais estão crescendo e tendo uma maior atuação na Segurança Publica, ou seja, a cada dia devemos estar preparados para atender todo tipo de ocorrência.

O objetivo principal de uma equipe tática é o apoio às demais viaturas durante o serviço e em ocorrências no qual exige o emprego da equipe treinada, com maior força de impacto, utilizando um efetivo com treinamento especializado em policiamento tático, entre as missões estão:

ü Cumprimento de mandados de prisão;
ü Captura de delinquentes fortemente armados;
ü Resgate de pessoas mantidas reféns;
ü Gerenciamento de crises envolvendo ocorrências com reféns; Atuação nas rebeliões, revistas e fugas de presos na delegacia;
ü Realização de bloqueios em conjunto com a PM ou Policia Civil;
ü Escolta de presos (Fórum, hospital, IML, CDPs, etc);
ü Escolta e segurança de autoridades no município ( Poder Judiciário, Executivo e Legislativo);
ü Policiamento em grandes eventos entre outras missões.

Curso ROMU - Insp. Robson de São Miguel dos Campos.
As equipes de patrulhamento tático seja ROMU ou outras siglas devem procurar melhorar a cada dia sua forma de atuação, seus métodos e seus procedimentos durante o serviço de policiamento preventivo ou em especial o patrulhamento tático motorizado, mostrando que independente da situação, estão prontas para diminuir os índices de criminalidade.

A ação das ROMUs em muitas ocasiões deve ser rápida, inesperada, precisa, moderada e com altíssimo grau de sucesso em suas missões, reduzindo assim, o risco de expor vidas humanas e apoiar os demais colegas. 

Autoria: GCM Siderley Lima: Pós graduando em Gerenciamento de Crises, graduado em Gestão em Segurança; Diplomado em Políticas e Estratégias pela Escola Superior de Guerra; Extensão Universitária em Criminologia pela Universidade FIEO, extensão universitária em. Percepções sobre o Terrorismo. Possui o curso de Operações Policiais Especiais, instrutor de armamento e tiro, consultor e palestrante, operador de ROMU, autor de 7 livros.

Nenhum comentário: