10 de julho de 2018

FALTA DE GUARDAS MUNICIPAIS NAS ESCOLAS FAZ AUMENTAR NÚMERO DE INVASÕES E ARROMBAMENTOS


Secretária Adjunta de Educação.
O AL TV 2º Edição de segunda-feira 09/07, trouxe uma matéria que já virou rotina nas páginas policiais. O crescente número de invasões e arrombamentos nas escolas da rede municipal de ensino de Maceió. Essa vergonhosa estatística faz aflorar, mais uma vez, uma das piores fragilidades da nossa Guarda Municipal, que é o baixo efetivo, deficiência que já se tornou injustificável para os gestores. São 17 anos sem concurso público que vem fazendo vítimas e somando prejuízos a população.

De acordo com a própria Secretaria Municipal de Educação, entre as 140 escolas do ensino fundamental, no ano de 2017, foram registrados 6 arrombamentos,  número considerado baixo se comparado com os seis meses de 2018, onde foi registrado 32 arrombamentos, segundo informou a  SEMED.  Os alvos da bandidagem são os mesmos, lâmpadas, computadores, TVs, projetores, merendas, material de limpeza, caixas de som, dentre outros. Dano ao patrimônio que atinge diretamente os alunos e consequentemente a qualidade do ensino.

Promotor de Justiça .
A desculpa dada pela prefeitura, ao longo dos últimos dezessete anos, de não dispor de dinheiro para aumentar o efetivo da Guarda Municipal, parece não ter sido à mesma dada as empresas de vigilância eletrônica. Escolas que receberam o caríssimo sistema de videomonitoramento privado, por exemplo, pasmem, tiveram os equipamentos - câmeras, sensores de presença, alarmes, etc. - roubados pela bandidagem. Uma das escolas municipais guarnecida pela vigilância eletrônica privada já teria sido arrombada seis vezes apenas esse ano, e mesmo assim a prefeitura continua pagando por um serviço caro e ineficiente.

Diante do descaso da prefeitura e da ausência dos Guardas Municipais nas escolas, o Promotor de Justiça da Fazenda Pública Municipal, Jorge Dória, falou para a equipe do AL TV 2º Edição.  Ele destacou que a segurança das escolas, conforme consta na Constituição, é de responsabilidade da Guarda Municipal, o Ministério Público vai intensificar, portanto, esse procedimento que já tá instaurado no sentido de fazer com que a Guarda Municipal realmente desempenhe o seu verdadeiro papel, que é a proteção dos bens, serviços e patrimônio público. Disse o promotor.

Secretário Municipal de Segurança.
O Secretário de Segurança Comunitária e Convívio Social, Ivon Berto, rebateu os números das ocorrências nas escolas apresentados na reportagem pela Secretaria Municipal de Educação. Esse número de 32 ocorrências, nesse ano, isso não condiz com a realidade de Maceió. Houve redução porque a participação não só dos diretores e dos gestores da parte de educação, teve também essa criação da coordenação de segurança escolar criada pela Secretaria de Segurança Comunitária através da Guarda Municipal.

O fato é que toda essa problemática se resume a falta de vontade política, de investimento e principalmente ao baixo efetivo da Guarda Municipal, que durante anos deixou de guarnecer as escolas por falta de contingente. Lamentável.
GM NOTÍCIA-AL  

Um comentário:

Carlos disse...

Está é a hora de emitir ou demitir o que está realmente acontecendo em meio da segurança em órgãos públicos de Maceió,e demonstrar que esse valor repassado as empresas particular de segurança, séria transferido a instituição guarda municipal...para sua logística... agora é a hora de mostrar a realidade nos órgãos de imprensa.