18 de julho de 2018

NOVO CONFRONTO ENTRE GMs E AMBULANTES REABRE DISCUSSÃO SOBRE FALTA DE CONDIÇÕES DE TRABALHO NA GUARDA MUNICIPAL


A batalha campal entre ambulantes e GMs registrada no centro, na tarde de hoje 18/07, reacendeu a discussão sobre a falta de segurança para esses servidores atuarem em distúrbios de massas. Falta de EPI’s, rádios comunicadores, capacitação continuada e unidade de comando para esse tipo de operação têm sido cobrado.

Os poucos que se encorajaram e cobrar medidas de segurança para atuar no controle de distúrbios tiveram um fim inesperado. O Inspetor Rubem Fidelis, estranhamente, pediu exoneração do cargo, já os GMs Elson, Jailson e Ferreira foram afastados da ROMU por cobrarem condições de segurança, e o mais surpreendente é que esses “rebelados” não receberão o devido apoio dos colegas.  

Mesma preocupação com a segurança no desempenho da profissão foi externada por GMs que participaram do confronto de hoje. Arquivos de áudio relatando o caos no Centro e cobrando condições de trabalho foram enviados ao Blog.

Nós GMs passamos verdadeiro sufoco, quase fomos atingidos pelas pedras, e não era pedrinha não, era pedra grande, pedra de rachar.  Relatou um GM.

O pessoal do Sindicato fez a parte dele, foi lá (na Guarda), conversar, e ninguém deu ouvidos ao Sindicato, só vão acreditar quando acontecer uma morte de um GM. Desabafou outro GM.

Cadê, como a gente iria pedir reforço, pedir apoio, não tinha comunicação nenhuma, celular, como você vai numa situação dessa procurar número numa agenda pra ligar, cadê rádio, comunicação nenhuma, ficamos a toa.... Cobrou outro GM.

O fato é que, todos os GMs, Inspetores e Subinspetores conhecem de perto os riscos que é combater distúrbios de massas sem dispor das condições devidas – EPI’s, artefatos e munições de emprego não letal -, no entanto, em detrimento da manutenção do adicional noturno e de uma escala conveniente optam por encarar esse tipo de situação com a cara e a coragem.

Tamanho foi o impacto do confronto de hoje que uma reunião com GMs do GAAO, ROMU e ROMESC teria sido agendada para essa quinta-feira 19/07, às 8hs, na sede da Guarda Municipal. A pauta dessa sentada não poderia ser outra, “condições de trabalho”.
GM NOTÍCIA-AL

Nenhum comentário: