7 de julho de 2018

PREFEITURA DE DELMIRO GOUVEIA CRIA FUNDO MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA


Em épocas eternas de “vacas magras” durante as quais prefeitos costumam propagar não ter dinheiro para investir na capacitação e estruturação das Guardas Municipais, eis que em Delmiro Gouveia o prefeito, Padre Eraldo (PSD), deu exemplo de que é sim possível fazer uma boa ação em prol da segurança da população e das condições de trabalhos dos GMs.

O prefeito criativo inovou e instituiu o Fundo Municipal de Segurança Pública (Lei nº 1.230/2018). O fundo terá como objetivo proporcionar amparo financeiro a projetos, convênios, termos de cooperação, contratos e ações de segurança pública voltada ao combate à violência e a criminalidade no município.

O dinheiro para o fundo, de acordo com a Lei, sairá de convênios e termos de cooperação firmada entre a prefeitura e órgãos do governo federal e estadual, de entidades privadas e de recursos aprovados em lei municipal. Os recursos arrecadados, conforme consta na lei, serão depositados em conta bancária “especial e especifica” denominada de “Fundo Municipal de Segurança Pública”.  

Um conselho municipal de segurança pública se encarregará de realizar a gestão deliberativa dos recursos. A lei prever ainda a prestação de contas do dinheiro destinado ao fundo ao final de cada exercício financeiro, responsabilidade que ficará a cargo da Secretária Municipal de Finanças.

O Sindicato dos Guardas Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL), chegou a propor projeto semelhante aos governos de Kátia Born, Cícero Almeida e o atual prefeito, Rui Palmeira, no entanto, por falta de interesse a proposta não foi levada adiante, o que lamentamos até hoje, já que o fundo poderia resolver deficiências antigas, como por exemplo, o custeio com o porte de arma.   
GM NOTÍCIA-AL

Nenhum comentário: