12 de dezembro de 2022

CAPITÃO AUGUSTO ARTICULA O FIM DA GUARDA MUNICIPAL

GM Eliel Miranda

As Guardas Municipais estão presentes em mais de mil cidades brasileiras. O efetivo é estimado em cerca de cento e trinta mil integrantes, que diariamente combate à criminalidade, com base na Lei 13022 de 08 de agosto de 2014.

No entanto, há muito tempo existe uma luta para impedir a Guarda Municipal de fazer o trabalho de prevenção ao crime, pois parte dos coronéis da Polícia Militar acreditam que há uma luta por espaço e que o fortalecimento das Guardas Municipais é o enfraquecimento da Polícia Militar.

É lamentável pensamentos tão retrógrados. Mas, os ataques à atuação das Guardas Municipais não param no mundo das ideias, pois são materializados em decisões judiciais e no ativismo político.

O Deputado Federal Capitão Augusto, relator do Projeto de Lei 4363 de 2021, que institui a “Lei Orgânica das Polícias Militares e Corpo de Bombeiros Militares” protocolou um projeto substitutivo ao texto original, no dia 07 de dezembro de 2022 e previu no parágrafo 1º do artigo 1º que: “cabem às polícias militares privativamente a preservação da ordem pública”, com isso toda atuação da Guarda Municipal a partir da aprovação desta lei seria ilegal e consistiria em abuso de autoridade.

Este projeto de lei prejudica absurdamente o povo e beira a insanidade, pois a polícia militar não tem efetivo nem para realizar o que já precisa fazer, que dirá fazer ainda a parte da Guarda Municipal. Tornar privativa a preservação da ordem pública é ir contra a realidade mundial, onde as polícias de proximidade são as polícias municipais.

Enfim, em vídeo na sua conta pessoal no instagram, o Deputado Federal Capitão Augusto prometeu que até o dia 13 de dezembro de 2022 irá aprovar o Projeto de Lei 4363 de 2021, por isso agora a nossa missão é mostrar essa notícia para a nossa população, para os nossos vereadores, prefeitos, governadores, deputados estaduais, federais e senadores. Agora é a hora, pois depois é só lamentar e ver a criminalidade crescer.

Eliel Miranda, Guarda Municipal,
Vereador e suplente de Deputado Federal
Instagram @elielmirandaoficial

3 comentários:

Gm Maceió - Clima Bom disse...

Já que a segurança pública vai se tornar um monopólio da polícia militar, então não só a guarda vai deixar de existir, mas também as outras polícias. Esse projeto de lei desse capitão é inconstitucional.

Anônimo disse...

Faz arminha ,

Anônimo disse...

Uma Luta antiga pela preservação da segurança Pública-Privada, ou seja, Agente da Segurança Pública, que já são donos da Segurança Privada, estão, há muito, desejando uma Lei específica que os protejam nas atividades extras e na legalização da ilegalidade.
Mesmo sabendo que um PL inconstitucional, alertaremos a População por mais esta possibilidade
de Agressão JURÍDICA contra ela.
Dias GCM Duque de Caxias.