Guardas Municipais de várias cidades do país podem
suspender o serviço de policiamento e passar a atuar tão somente na “proteção dos bens, serviços e
instalações municipais”, conforme assim
entendeu a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
O entendimento do STF, segundo o ministro
Dias Toffoli, é de que os Guardas Municipais não integram o elenco de
Servidores que fazem parte dos órgãos de Segurança Pública do país, conforme
relaciona a Constituição Federal.
A maioria dos ministros também classificaram
a atividade profissional de Guarda Municipal como não sendo de risco, em
decorrência desse entendimento a categoria não fará jus a tão almejada aposentadoria
especial.
Em relação a essa lamentável decisão do STF,
o presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais, Alexandre Braga,
disse ao Jornal Extra que a entidade está analisando a questão, e que não
descarta a possibilidade da categoria deixar de atuar no reforço à Segurança
Pública.
GM
NOTÍCIA-AL
Vamos apenas fazer oq eles querem. Agora só serviço de vigilância.
ResponderExcluirNada de apoio ao cidadão , ocs e assim vai.
Acredito que foi uma decisão adequada do STF, porque na maioria das vezes os patrimônios públicos estão sendo danificados por todo o país e não tem quem faça a fiscalização deles, isso é função da guarda municipal,
ExcluirAssim como os cidadãos sofrem com a criminalidade em todo o país!
ExcluirAo atuar defendendo um patrimônio público o guarda também não estará correndo risco porque terá que atuar na repreensão desse individuo, ou seja patrimônio ou pessoas o GCM sempre está correndo algum tipo de risco, pura hipocrisia.
ExcluirE quem acredita no STF que atire a primeira pedra. Vou guardar minhas pedras.
ExcluirFé em Deus meus companheiros,ele está com agente e vai dar tudo certo
ResponderExcluirGuarda não é polícia.
ResponderExcluirCom toda certeza, guarda é guarda, e isso basta, e todos os dias, guarda, inclusive a sua vida, porém, claro, caso assim, o Deus Todo Poderoso permita, pois se ELe não guardar a cidade, toda vigilância é em vão!
ExcluirE a polícia não consegue fazer o serviço que compete a ela ,na cidade onde resido se não fosse a Guarda Civil estaríamos perdidos,pm não tem efetivo e delegacia são funcionários adc do município.
ExcluirExato guarda não é polícia, assim qdo precisar de socorro e tiver GCM por perto liga no 190!
ExcluirMeu caro, com todo respeito e com td certeza,vc deve ser mais um policial frustrado e magoadinho pelo fato da GCM fazer melhor o papel de proteção a população, em proteger o patrimônio, e ainda vou mais além, uma grande parte dos GCM's vieram da área da segurança privada e sabem responder a população e a defesa do patrimônio com maior eficiência, afinal tanto o vigilante (que sofre até pela falta de desunião da categoria) quanto o GCM sempre estão nas ocorrências, enquanto a PM chega depois. Agora dizer que ñ GCM ñ está na Constituição é assinar a matrícula em curso de hermenêutica constitucional.
ExcluirEu tenho medo de dentista de bandido e de policia
ExcluirJa ajudei pessoas que havia dito a mesma frase!
ExcluirPergunta a alguém do povo , quando acabar de ser assaltada ( O) se vai fazer diferença para ela no momento do ato, se ela vai se sentir mas segura com um agente de segurança pública armado ou desarmado !? Pois estou falando por mim , meu salário vai entrar na conta com arma ou sem arma .
Excluirdevemos parar e responsabilizar essa atide cova4de contra os gcms de o país, esse supremo não me representa mais, somos chefes de família, cova4de a atitude dos magistrados.
ResponderExcluirParabens
ExcluirAs GCM atuam mais e melhor que a PM
ExcluirQuem não concorda, chama o batman então
Vcs estão atacando a PM ? A PM defende o Estado inteiro e a GCM defende seu município... Porém quem está prejudicando a atuação da GCM é o STF e não a PM.
ExcluirRidículo essa postura do STF de falar que não corremos risco de vida sendo que transitamos em viatura e andando armado se o bandido der de frente vai atirar igual atira em pm
ResponderExcluirmeu caro boa noite.
Excluira ausencia de comocao e pelo de que nenhum dos famiares destes vermes supremos passaram por alguma situacao critica onde estivesse um guarda para protege lo, ai ouviriamos o termo,
" policial " me protegeu.
pra nos cobrar somos policiais.
para tal reconhecimento nao estamos devidamente enquadrado pela nossa c.f.
estando em outros pais, reportasse as policias municipais e nao consegue reconhecer nossa situacao, bando de miseraveis.
Vcs não entenderám eles não tão nem aí se vcs vão morrer, por isso que eles colocaram que não corre riscos de morrer, palhaçada os bandidos já adoram mata polícia e agora vão adorar essa ideia, que Deus tenha piedade de cada um de nós
ExcluirContentar ser chamado de guardinha,smorf é etc é tal,esse é o que eles interpretaram na real. Resumindo não passamos de vigilantes.!!
ResponderExcluirA Guarda Municipal vem fazendo um exelente trabalho policial em municípios da grande São Paulo, a PM não tem efetivo, estão sempre mudando de local de trabalho, demoram para interagir, antes de 2014 a guarda era bem servicos e instalação e já fazia um trabalho policial com excelência, a partir de agosto de 2014, foi aprovado a Lei 13022,da o poder de autuação no trânsito, rondas ostensivas e preventivas,combater o tráfico de entorpecentes,o mesmo trabalho policial da PM, foi aprovado no senado Federal e sancionado pela presidente Dilma Rousseff, os PMs que trabalham na rua, ñ é problema para a guarda, o problema é os altas patente da PM, ñ é nem ciúmes de ladrão, é medo de dividir a verbas públicas que vem do Estado, quem perde é a população que é massacrada pelos criminosos, leis fracas, o crime organizado se propagando se unindo e as forças de segurança atrapalhando o desenvolvimento da segurança pública.
Excluiruma covardia isso sim
ResponderExcluirApoio essa atitude e vou aderir tbn
ResponderExcluirConcordo plenamente, já que só temos o ônus sem o bônus de policia
ResponderExcluirDisso eu já sabia há muito tempo.
ResponderExcluirSou gcm a 19 anos e concordo plenamente em deixar de fazer segurança pública! Só assim sentirão a necessidade do nossos serviços e valorizar as Gcms!
ResponderExcluirGCM de SP tiraria os guardas da Cracolândia, deixaria os militares tomarem conta. Quando chegasse alguém pedindo ajuda, eu diria... Liga 190 .
ExcluirCORRETÍSSIMO... CONCORDO PLENAMENTE
Excluirbem sabemos que a quela turma ñ gosta de polícia pq será
ResponderExcluirQuem vai sofrer com esses erros novamente somos nós, o cidadão de bem que já é refém da falta de segurança que vai piorar. Que Brasil é esse.
ResponderExcluirCompanheiros Guardas Municipais de Alagoas
ResponderExcluirSe quando convocados pelo sindguarda para lutar pelos nossos direitos os GMs nunca atenderam ao chamado do nosso sindicato, se os GMs nunca decidiram para suas atividades nas muitas decisões para paralisar, ir aos ruas e atos pelo nosso reajuste salarial, pelos a omissão do prefeito para com a nossa Guarda Municipal, pela luta em Brasília em defesa dq nossa aposentadoria especial, imagine agora, tarde demais pra querer cobrar e exigir o que poderiamos ter feito lá atrás quando tivemos a oportunidade e ao invés de dsr as mãos e se unir as muutas GCMs no Brasil afora ficaram tentando da sua forma e do seu jeito conseguir de forma individual como se fossem uma GCM diferenciada das demais Guardas Municipais do Brasil.
Portanto, deixaram subir a cabeça, a vaidade e o ego falou mais alto e agora, agora querem acordar do pesadelo, enquanto poderiam ter feito algo e talez até realizado quando ainda era um sonho.
GCMaceió
Concordo com vc irmão, sou GCM de Barueri grande São Paulo, aqui é igual, são machos no vestiário, quando aparece um graduado fica pianinho, oq restou para nós é ser GP agora infelizmente 😞😞
ExcluirVerdade um bando de froxos e interesseiros
ExcluirDeixar o policiamento é um retrocesso e aceitar a decisão como assinar um atestado de conformidade. Ha anos digo que as Guardas Municipais sao fracas pq nao sao unidas, nao sao pasronizadas, nao operam de forma igual. Um juiz, um delegado, um deputado e qq aitoridase tem a visão da GM de acordo com a sua cidade. Umas são Policias atuantes e outras são Guardas de abrir e fechar portão de patrimônio publico. A decisão de qq coisa é uma roleta russa. Tem que dar a sorte de cair na mão de quem conhece a GM como policia. Essa decisão mostrou que os representantes estão errados e precisam mudar de postura e trabalhar a unificação em vez de brigar sem apresentar mudanças. Ou se posicionar como guardinha e aceitar ser tratado como as demais profissões.
ResponderExcluirÉ isso que eles querem para extinguir de vez as guardas
ResponderExcluirO problema agora é se acontecer isso de perder o apoio das GCM'S, alguns estados e cidades q já trabalhavam armados, muitos prenderam e mandaram muito ladrão pra pedra, se desarmar eles vão ficar visado pelos ladrão que vão querer pegar eles na trairagem, tem q entrar com mandando de segurança e continuar armados isso sim, o apoio da GCM é fundamental
ResponderExcluirA questão não é sindical ou culpa da categoria, A verdade é que a GUARDA sempre serviu para ser usada como bode expiatório dos coronéis, ONDE, ao se aposentarem fazem da guará um cabide de emprego e lavagem de dinheiro e corrupção. Infelizmente confiamos na famil8a anonimato que VIROU as costas para categoria e de certa forma para o trabalhador. Anistiou inúmeras empresas e sacrificou o povo, com uma REFORMA desumana.Bonsonaro quando CANDIDATO, meteu malha no TEMER e fez PIOR com ajuda do BANQUEIRO Paulo GUEDES. Próxima ELEIÇÕES teremos o COMPROMISSO em tirar a família bonzinho do poder, não sou de esquerda e muito menos PETRALHA. Mais me arrependo em ter votado neles( PRESIDENTE e governador).
ResponderExcluirParabéns a toda todas as guardas do BRASIL 👏👏👏👏
ResponderExcluirFizemos nossa parte ate agora!!!!
Agora se não querem!!!! Só lamentos
#partiu vigiar os patrimônio🖒🖒🖒
Não queremos ser o q não somos....se querem nos nominar como guarda municipal, polícia municipal não importa....o que tem q se levar em consideração é o serviço prestado com excelência....a guarda municipal faz um belo trabalho comunitário .... é a polícia mais próxima do cidadão na cidade em que atua....o cidadão não está preocupado com a cor da farda...ele quer ser atendido de alguma maneira.
ResponderExcluirrumo a Brasília todos
ResponderExcluirNa verdade os políticos e familiares deles não precisam de segurança eles querem o cidadão de bem em meio o caos para melhor manipular a sociedade.
ResponderExcluirEssas figurinhas do STF não reconhecem as guardas como policia ou que fazem parte da segurança pública porque ficam atrás de uma mesa cobertos de segurança Enquanto a população clama por segurança do qual o estado não consegue cumprir suas demandas as guardas incomoda muita gente dos órgãos de segurança.
ResponderExcluire isso aí pessoal infelizmente as GMAIL estão sofrendo esse desatino do STO e na visão desses tecnocratas não passamos de VIGILÂNCIA sem desmerecer a categoria mas na hora do pega ladrão somos policia - e aí Vcs não vão fazer nada- essa é a fala da população que não tem culpa do no assunto o negócio é terceirizar, liga 190
ResponderExcluirO que aconteceu e o que todos nos já sabia votaram num presidente que prometeu ajuda s guardas quando candidato depois que ganhou a eleição esqueCeu das guardas eu não votei nesse tal de mito agora quem votou pq esta reclamando será que não sabia que todos nos ia ser ferrar já que não vamos ter aposentadoria especial vamos fazer o nosso serviço bens serviços e instalações
ResponderExcluirInfelizmente a visão deturpada do real trabalho da GCM aliada ao descaso e interesses tendenciosos da política no Brasil, fez com que ficasse nós de mãos atadas. Agora já que não nos reconhecem, bora cuidar de patrimônio sem bilar e quando qru aparecer bora botar a PM para trabalhar ninguém vai prevaricar, basta dar ouvidos ao munícipe e chamar os Puliça , 190 e aguarda...segue o baile
ResponderExcluirSou GC de São Paulo agora era a hora mesmo de retirar todo efetivo da nova luz e colocar nas escolas,agora nos já temos até o aval do supremo pra isso kkk
ResponderExcluirVendo alguns gatos pingados,desonestos jogando a culpa da aposentadoria especial não ter ido pra frente em nosso presidente,esquecendo que o STF também não é amigo do mesmo,ao contrário do que muitos pensam,agora é perseverar mais nos patrulhamentos preventivos,buscar mídia e mostrar o trabalho da GCM de forma intensa.
ResponderExcluirE se tudo continuar como está,pelo menos fizemos o nosso,creio que não ficará assim,mas deixar o policiamento seria um retrocesso,e não podemos deixar esses borra botas apagar nossa estrela.
Eu acho Que deveriam continuar atuando em apoio aos órgãos de segurança pública
ResponderExcluirSou gcm ...ótimo vamos deixa que a pm toma conta...no Brasil não tem criminalidade ...os contra Boa sorte....
ResponderExcluirAs guardas retrocederam há 20 anos.
ResponderExcluirSer vigilante é melhor pois o entendimento dos tribunais federais vislumbram a aposentadoria especial para eles. Fechou ! Somos vigilantes uollll
ResponderExcluirÓtimo! Assim guardas municpais não se vêem obrigados a se expôr à riscos de morte! Não ficam a mercê de visões políticas a cada quatro anos...deixam de ser marionetes de "policias civis e militares" e nao podem ser acusados de prevaricação. Deixem a população nas mãos dos PMs e acabou!
ResponderExcluirSaudações azul marinho a todos, lamentável a situação que passamos por esse momento, traídos por todos os lados e por todos, sem reconhecimento e valorização,hoje após trinta e dois anos dedicados a minha cidade, vejo o retrato das Guardas do Brasil nessa penúria
ResponderExcluirComo imagem de um país esmigalhado na roubalheira e corrupção, onde hoje necessita de fazer uma reforma previdênciaria no intuito de ajeitar um rombo dos maiores escândalos já visto no mundo, fato de se sentir inojado pelo sistema governamental e político do Brasil. Hoje vejo q onde as Guardas podem se apegar confialmente,se todas encontram-se órfãs e desapadrinhadas por quem deveriam apoia-las. Creio que essa mau hora, só posso contar com o poder Divino.
https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=127173&voto=favor
ResponderExcluirEntrem nesse link e votem.prescidamks.d 20 mil assinaturas
ResponderExcluirQuem perderá de fato é o Cidadâo! Pq seräo 120 mil homens a menos nas ruas. Enquanto isto a criminalidade só se une e se organiza.
ResponderExcluirIsto chega a ser irônico, se não fosse trágico! Ainda mais vindo de um Governo, que se elegeu usando a Segurança Pública e o Combate a Criminalidade como Carro-chefe. Um Policial na rua armado, seja um Guarda ou qualquer um de outra corporação, o transeunte entende como alguém da Segurança Pública. Quem perderá de fato é o Cidadâo! Pq seräo 120 mil homens a menos nas ruas. E na hra do sufoco, a vítima nâo quer saber se o policial é desta ou daquela instituição. Ele quer é ser prontamente atendido! Enquanto isto a criminalidade só se une e se organiza.
ResponderExcluirDemorou já era para agir desde quando os deputados nós deixaram de fora da aposentadoria especial
ResponderExcluirO STF deu um Tiro no pé, o sistema de segurança pública já está na UTI, imagina sem as Guardas Municipais, e outra viu quero ter poder de compra, ter salário digno e não essa miséria, coloca fim a Lei 13022. Se não somos Policia de fato, estamos nas irregularidades da Lei. Casa de Maria Joana esse Brasil, país atrasado, burrocratico. Decisão sem Fundamentos, sem conhecimento, sem escrúpulos algum.
ResponderExcluirMas parece estar havendo um equívoco por parte de alguns. Essa decisão não é do Executivo (presidente), e sim do Judiciário.
ResponderExcluirPois bem.
ResponderExcluirNão atenderei mais cidadãos que por ventura estarão sofrendo alguma violência nas ruas.
Deixarei de arriscar o meu pescoço para resguardar vidas que só me respeitam quando precisam e quando não precisam apenas vivem a ofender e dizer que não sou polícia. Como se eu já não soubesse disso.
Vou me reservar a liberdade apenas de assistir a criminalidade nas ruas, pegar meu telefone, ligar no 190 e esperar que a Polícia chegue a tempo pra livrar o cidadão do bandido.
as guardas municipais precisam entender que sua função segundo o que está escrito na CF 88 é cuidar do PATRIMÔNIO DO MUNICÍPIO, tudo que for feito além disso é desvio de função, cada um faz sua parte.
ResponderExcluirFaço parte da guarda municipal de Itatiaia RJ e quando o municípe e assaltado em via pública Eli vê o agente de trânsito e pede socorro qua do uma pessoa e agredida e o GCM está a caminho de sua casa mesmo já tendo terminado seu espédiente antes de ligar pra polícia pede auxílio ao GM quando tem um assalto em um comércio chamam o GM e aí STF fala para os gcms largarem mão que não fazemos parte da segurança pública kkkkk pro ministro e fácil Eli não precisa de guarda Eli tem a polícia federal aí sim nem PM nem civil e nem guarda kkkk e ridículo isso
ResponderExcluirJá que não temos o respeito dos nossos governantes, tínhamos que parar mesmo trabalhar só nos próprios municipais escola creches e emei aí sairia um serviço de excelência,e deixa a criminalidade para a polícia militar tomar conta aí sim quem sabe teríamos mais respeito , porquê só vão saber se a guarda é necessária quando não tiver mais apoio
ResponderExcluirVamos jogar tudo pra o estado agora, vamos ver se o mesmo da conta kkkkkk isso vai virar uma Síria
ResponderExcluirVamos só ficar de boa recebendo nosso salário, menos risco de morrer.
ResponderExcluirCada besteira que li nos comentários , cada estado e diferente tem lugares que GM só faz o serviço dela como está escrito em outros a GM faz além , está indo no mesmo caminho da PM está abraçando o mundo sem reconhecimento.
ResponderExcluirProcure o sindicato e verifique se podem recorrer . Boa sorte
Falar que o Guarda Municipal não corre risco é uma imaturidade imensurável. Sem comentários
ResponderExcluirA guarda municipal foi criada constitucionalmente para proteger bens, serviços e instalações publicas, apoio ao trânsito e principalmente a proteção ao cidadão, vamos ter nosso valor reconhecido na PEC paralela, para termos uma aposentadoria mais justa simples assim e fé em DEUS...
ResponderExcluirEssa ciuneira ridícula tem q acabar. Enquanto brigamos entre nós, a criminalidade aumenta, é ridículo tentar tirar mais uma força ao inves somar, unir. Só em um país atrasado mesmo p acontecerisso.
ResponderExcluirEssa ciuneira ridícula tem q acabar. Enquanto brigamos entre nós, a criminalidade aumenta, é ridículo tentar tirar mais uma força ao inves somar, unir. Só em um país atrasado mesmo p acontecerisso.
ResponderExcluir