A Superintendência da Polícia Rodoviária Federal em Alagoas (PRF-AL), não atendeu ao pedido de doação de 7 mil munições calibre .40, feito pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSCS), que seriam empregadas em teste prático de tiro para ampliação do porte de arma de fogo dos Guardas Municipais de Maceió.
A negativa ao pedido se deu através de ofício encaminhado ao titular da SEMSCS, secretário Thiago Prado, datado de 7 de junho de 2021, através do qual o Superintendente da PRF em Alagoas, Juliano Quintella Malta Lessa, informou não ter sido possível atender a demanda por conta do recolhimento das munições em desuso a nível nacional.
O pedido de doação junto a PRF aconteceu em setembro de 2020, sob a gestão do titular da SEMSCS na época, coronel PM, Enio Bolivar. O Blog apurou que, com advento da mudança de gestão, o pedido de doação deveria ter sido renovado no início desse ano, uma vez que a PRF já havia acenado com a doação de 5 mil munições calibre .40.
Desde o ano de 2018, a PRF deu início ao processo de substituição de pistolas .40, usadas pela corporação, por pistolas 9mm, diante dessa renovação foi decidido que as armas substituídas, em condições de uso, seriam doadas para as Guardas Municipais como contribuição para reforçar e operacionalizar as ações de Segurança Pública Municipal.
Desde a entrada em vigor da Lei nº 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento), já se foram mais 18 anos de luta incessante dos Guardas Municipais de Maceió para fazer uso da arma de fogo como ferramenta de trabalho. Ao longo dessa jornada, com muito esforço, foi conseguido regularizar o parte de arma para apenas 30 GMs, todavia, a luta continua para que esse quantitativo seja ampliado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário