1 de julho de 2021

GMs DE MACEIÓ RECEBEM CERTIFICADO DE TREINAMENTO PARA ENFRENTAMENTO E PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES

O prefeito de Maceió, JHC, realizou a entrega, na quarta-feira, 30 de junho, dos certificados a 30 Guardas Municipais que participaram de um treinamento para o enfrentamento e prevenção da violência contra mulheres e meninas. Os GMs vão compor o grupo Ronda Maria da Penha que deve passar a atuar a partir do próximo ano.

A capacitação faz parte do programa Salve Mulher, que foi lançado pelo prefeito JHC no dia 21 de junho, e contará com o suporte da Guarda Municipal na execução das ações de apoio e proteção as vítimas de violência, daí a importância do treinamento para que haja um tratamento humanizado durante o atendimento.

“Coordenamos e conseguimos uma estruturação para viabilizar a Casa da Mulher e acolher essas vítimas, e agora estamos indo adiante, capacitando os nossos servidores. A capacitação e é um grande exemplo para outras cidades”, destacou o prefeito de Maceió.

O titular da SEMSCS, secretário Thiago Prado, disse que a prefeitura está “capacitando os Guardas para lidar com essas vítimas, e esse é o primeiro momento para formar um grupo na dinâmica de trabalho. A partir de agora, as mulheres se sentirão protegidas e saberão para onde ir e qual órgão recorrer”, ressaltou o secretário.

O Inspetor Geral da Guarda Municipal, Edson Cavalcante, destacou que o programa Salve Mulher, assim como a Patrulha Maria da Penha, será um importante mecanismo de defesa no combate à violência doméstica.

“As mulheres precisam desse apoio para romper com o medo e assim acabar com o ciclo de violência. Os nossos Guardas Municipais estão sendo capacitados exatamente para prestar os primeiros auxílios às vítimas, atendimento que se dará de forma respeitosa e atenciosa”, ressaltou o Inspetor.

A Coordenadora de Planejamento e Operações da Guarda Municipal, Inspetora Simone Lima, classificou o lançamento do programa como sendo uma conquista para as mulheres maceioenses.

 

“Esse programa é uma conquista que deve ser comemorada por todas nós mulheres. Com os nossos Guardas Municipais capacitados dando todo o apoio necessário, as mulheres vítimas de violência doméstica se sentirão mais confortáveis, acolhidas e seguras para reagir e denunciar eventuais agressões”, frisou a Inspetora Simone.      

Nenhum comentário: