27 de abril de 2022

Será que o prefeito JHC cumprirá a promessa de conceder independência e autonomia administrativa a Guarda Municipal?

Solenidade de entrega da pauta de reivindicação ao candidato a prefeito JHC

No dia 17 de agosto de 2020, durante solenidade na sede da AGMEAL, o então candidato e hoje prefeitura de Maceió, JHC, recebeu uma pauta de reivindicação das três entidades representativas dos GMs, constando, entre outros pontos, o pedido de resgate da autonomia administrativa da Guarda Municipal com a reativação do CNPJ da instituição.

Após ouvir atentamente das lideranças as motivações da reivindicação, o então candidato a prefeito, JHC, decidiu incluir o pleito no seu programa de governo: "Implementar um novo modelo integrado de gestão de segurança pública, passando a Guarda Municipal ter independência e autonomia para executar o serviço auxiliar de segurança na cidade".

A busca por independência e autonomia dos GMs de Maceió se justifica. Nos últimos dezesseis anos a categoria foi comandada e controlada por oficiais da Polícia Militar que, na sua grande maioria, eram contrários ao crescimento da corporação, por essa razão chegaram a propor a extinção da instituição, a redução salarial por não aceitar que um GM tivesse salário superior a um PM, e boicote a ampliação do porte de arma.

O resgate do CNPJ da Guarda Municipal de Maceió possibilita, por exemplo, requerer recursos do governo federal, firmar convênios, consórcios, termos de cooperação técnica e até receber doações de outros órgãos, como armas e munições, tudo sem barreiras burocráticas e o melhor, sem a interferência dos que nunca desejaram ver a Guarda Municipal crescer enquanto órgão municipal de segurança pública.

Com advento do afastamento do delegado Thiago Prado para disputar vaga na Assembleia Legislativa, logo surgiu a preocupação entre os Guardas Municipais frente a possibilidade de um oficial da Polícia Militar vir a assumir o comando da SEMSCS, o que seria o mesmo que entregar os cordeiros para o lobo tomar conta, já que há uma campanha nacional em curso, da PM, para não deixar as Guardas Municipais crescerem.

Um polêmico vídeo que circula nas mídias sociais mostra claramente o deputado federal e representante da Polícia Militar na Câmara dos Deputados, Capitão Augusto, externando preocupação com o crescimento das Guardas Municiais em todo o país ao falar sobre o avanço da proposta de unificação das polícias no Congresso Nacional.

"Todos sabem que há um grande movimento para a municipalização da segurança pública e extinção da Polícia Militar com o trabalho das Guardas Municipais. Há vários projetos aqui na Câmara denominando até mesmo o nome Polícia Municipal, dando poder de polícia para as Guardas Municipais, então fica aqui realmente mais um alerta", diz o deputado Capitão Augusto no vídeo. Assista o vídeo na íntegra.


Nenhum comentário: