25 de julho de 2024

Patrulha Escolar reforça segurança em escolas municipais de Maceió


Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc), por meio da Guarda Municipal de Maceió (GMM), tem reforçado a segurança nas unidades escolares da rede pública municipal de ensino. Trata-se do programa Patrulha Escolar, em funcionamento desde o final de maio deste ano.

De segunda a sexta-feira, durante os períodos da manhã, tarde e noite, duas viaturas plotadas e duas guarnições exclusivas, compostas por 38 guardas municipais, realizam patrulhamento preventivo nas unidades escolares espalhadas em diversos bairros da capital, visando garantir mais segurança no ambiente escolar, prevenindo atos ilícitos no interior e no entorno das escolas.

O programa Patrulha Escolar também possui um Disque Emergência exclusivo, pelo qual diretores das unidades de ensino podem entrar em contato diretamente, em caso de necessidade.

Atuação

Segundo a subsecretária de segurança cidadã, Talyta Nobre, os procedimentos de atuação do grupo, bem como as atribuições dos integrantes da equipe, seguem os procedimentos operacionais padrões, objetivos e finalidades da Patrulha Escolar. “Diariamente tem um cartão programa para ser realizado, que é distribuído às equipes do dia, de modo a contemplar todas as escolas do Município”, explicou a subsecretária.

Talyta Nobre pontuou que o efetivo da Patrulha atua de acordo com os horários necessários para cada unidade de ensino e também atende a ocorrências envolvendo crianças que se acidentaram no ambiente escolar, atos de violência, como briga entre alunos dentro ou fora da escola, problemas de desacato e agressão a servidores públicos e furtos de equipamentos escolares ou praticados contra servidores e alunos dentro e no entorno da escola.

Muitos benefícios

Emília Soares, diretora da Escola Municipal Padre Brandão Lima, localizada no bairro Cidade Universitária, afirma que, mesmo em pouco tempo, a Patrulha Escolar já trouxe muitos benefícios.

A diretora escolar revelou que, antes, a escola possuía somente câmeras de segurança, mas o acompanhamento era feito à distância, ou seja, caso houvesse alguma ocorrência, ainda era preciso aguardar a chegada do patrulheiro.

“Agora, o videomonitoramento aliado à atuação da GMM é de extrema importância, pois saber que os patrulheiros estão sempre passando por perto, visitando as escolas, traz mais segurança, tanto para nós, profissionais, como para os alunos”, frisou.

Para Emília, a Patrulha Escolar contribui para a diminuição do número de conflitos entre os próprios alunos. “É segurança para a gente, para o aluno e até para a comunidade, porque quando os guardas municipais estão aqui, eles também observam ao redor. Isso é muito bom para todo mundo. Garante um ambiente seguro para o aluno e traz confiança para o pai, que está em casa ou no trabalho, sabendo que o filho está mais seguro dentro da escola”, finalizou.

Confira os procedimentos

Aproximar jovens e a comunidade escolar, para que eles tenham mais confiança na GMM, prevenindo atos ilícitos no interior e no entorno das escolas;

Auxiliar na redução da violência escolar, além de procurar inibir o tráfico dentro das escolas com a finalidade de ajudar os adolescentes a compreender o mal dos entorpecentes;

Orientar, buscar ajuda do Conselho Tutelar para auxiliá-los, quando necessário;

Realizar patrulhas preventivas periódicas, fazendo tal serviço interna e externamente no entorno de cada escola, no intuito de inibir atos ilícitos;

Mapear as áreas com maior vulnerabilidade e ocorrências em escolas no município de Maceió. Fonte: Assessoria

Nenhum comentário: