13 de agosto de 2013

SEMSC ENCAMINHA PROPOSTAS DE PROJETOS AO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA



Com o objetivo de aumentar a atuação da Guarda Municipal de Maceió (GMM), a Comissão de Planejamento, Projetos e Convênios da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania (SEMSC) encaminhou esta semana quatro projetos ao Ministério da Justiça. Os projetos contemplam a criação do Quadrante Comunitário da Guarda, que iniciará uma metodologia de segurança comunitária por área, a fim de desenvolver junto à comunidade local a cultura de interação do profissional de segurança com o cidadão, observando as diretrizes estabelecidas pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania.

Segundo a inspetora Luiza Casado, que faz parte da Comissão, com a implantação do quadrante a cidade será dividida em três regiões, que terão como base unidades de ensino.  “Nossas bases serão as escolas municipais Gerusa Costa, no Jacintinho, Nosso Lar, no Vergel, e a Frei Damião, no Benedito Bentes”, disse.

Outra proposta será a ampliação do Guarda Faz Escola, que utilizará ainda mais a Guarda Municipal de Maceió como elemento de promoção da ética, da moral, da cultura, da paz e do respeito à dignidade humana.O Grupo de Atenção à População de Rua da Guarda Municipal (GPOP) também deverá ampliar suas atividades agregando esforços aos diferentes setores do Poder Público, articulando-se com a sociedade civil para lançar ações efetivas de prevenção ao resgate social, objetivando concretizar a Política Nacional de Inclusão Social da População em Situação de Rua.

Já o Centro de Controle e Comando da GMM utilizará os recursos tecnológicos, em especial o videomonitoramento, em órgãos do município, como escolas e postos de saúde. O sistema de radiocomunicação digital será criado para integrar o sistema do Estado de Alagoas, por meio da Secretaria de Defesa Social, ampliando e uniformizando a comunicação entre os órgãos de segurança pública.
FONTE: ASCOM SEMSC

Nenhum comentário: