5 de abril de 2024

Guardas Municipais de Maceió lamentam a não implantação do Plano de Cargos, Carreira e Salário da categoria na gestão JHC


Apesar dos esforços empreendidos pelos dirigentes do Sindguarda-AL, da Agmeal e dos próprios Guardas Municipais, que chegaram a recorrer às redes sociais do prefeito JHC, de deputados federais, vereadores e secretários municipais aliados do prefeito numa tentativa de sensibilizar e buscar apoio para aprovar o Plano de Cargos, Carreira e Salário, antes do início do prazo proibitivo eleitoral, no entanto, não conseguiram avançar.  

O sentimento em meio aos Inspetores, Subinspetores e Guardas Municipais continua sendo de decepção, frustração e indignação. Primeiro pelo fato do Plano de Cargos, Carreira e Salário ter sido uma das promessas de campanha eleitoral do prefeito JHC, e segundo por se tratar de um pleito antigo que a categoria vinha reivindicando há décadas, e acreditou que esse pleito se transformaria em realidade durante essa gestão do prefeito. 

Expressando decepção e tristeza, o presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas, Carlos Antônio (Pisca), postou um áudio em um grupo do WhatsApp lamentando o fato de não ter sido recebido pelo prefeito JHC e, consequentemente, não ter conseguido implantar o Plano de Cargos, Carreira e Salário.

"Pessoal boa tarde! É o Pisca. São dezessete e vinte três (horas), até agora não recebi nenhuma ligação, nenhuma mensagem se vamos sentar com o prefeito ou não. Então, mandei um zap pro deputado (Fábio Costa), mandei pro nosso secretário (Eduardo Marinho), se passarem um zap ou se me ligarem eu estou aqui a disposição, mas, infelizmente, eu estou indo pra casa. Esperei por essa ligação o dia todo. Até agora não obtive resposta, e... segunda-feira eu vejo como é que a gente faz para continuar essa luta. Um abraço a todos. Desculpa aí ter frustrado a expectativa de vocês, mas infelizmente... não dependeu de mim nem dependeu de vocês. Mas isso foi um aprendizado muito grande na minha vida, pra que, a partir de agora, a gente se organize e veja aonde a gente pisa e em quem a gente pode confiar", lamentou e desabafou Carlos Antônio (Pisca).

A presidente da Associação dos Guardas Municipais de Alagoas, Cláudia Santana, postou mensagem em grupo do WhatsApp se solidarizando ao presidente do Sindguarda-AL, Carlos Antônio (Pisca), e aos demais colegas de farda.

"Pisca, sabemos que foi grande o esforço das instituições, o seu em especial que correu atrás, assim também como de muitos companheiros que se empenharam  para a aprovação desse Plano. Se dependesse apenas de nós, estaria aprovado e a caminho da implantação. Assim, descanse seu coração. Todo nosso empenho foi real. Vamos "recalcular" a rota e continuar lutando assim que for possível. Mas, acredito que nesse momento vc precisa de um descanso. Estamos frustrados sim, estamos, mas jamais devemos desistir! Somos Guerreiros e sabemos que as nossas conquistas sempre foram rodeadas de muita luta, mas tivemos nossos avanços! Então, acredito que a luta deve continuar!", postou a presidente da Agmeal, Cláudia Santana.  

Não há como contestar que a Guarda Municipal foi deixada de fora das prioridades de investimentos desde o início do governo JHC. Não houve concurso público, reforma do prédio sede, ampliação do porte de arma custeada integralmente pela gestão, implantação de videomonitoramento, independência administrativa da Guarda Municipal, aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Salário, nem o pagamento de retroativos, além de outros avanços importantes voltados ao reconhecimento, estruturação e modernização da Guarda.

Não se sabe a razão pela qual o prefeito JHC decidiu manter a Guarda Municipal de fora das prioridades de investimentos desde o início da sua gestão, mesmo tendo recebido total apoio da categoria para se eleger nas eleições de 2020, uma vez que à época os Guardas Municipais e demais Servidores vinham saturados com o descaso da gestão Rui Palmeira e passaram a enxergar em JHC a perspectiva de dias melhores.

A Lei Federal n° 13.22/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais), disciplina que às Guardas Municipais do país devem ser compostas por servidores integrantes de carreira única com plano de cargos e salário próprio previsto em lei municipal, desde então os Guardas Municipais de Maceió tem travado verdadeira batalha para terem um Plano de Cargos, Carreira e Salário próprio. A luta por reconhecimento, melhores condições de trabalho e qualidade de vida continua!

Nenhum comentário: