16 de outubro de 2013

PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DAS GMs DIZ QUE PL 1332 PODE SER APROVADA ATÉ QUINTA-FEIRA (17)


GMs DE MACEIÓ, DA BARRA DE SANTO ANTÔNIO E DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS REPRESENTARAM ALAGOAS NO EVENTO.


Ao abrir os trabalhos do XXIII Congresso Nacional das Guardas Municipais, na noite desta terça-feira (15), no Centro de Convenções, em Recife, o Presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais, Adailson, disse ter recebido informação da Câmara dos Deputados de que o Projeto Lei nº 1332-3003, pode ser votado até a próxima quinta-feira. Confiante da aprovação do PL, Adailson disse que pretende encerrar o congresso, na próxima quinta-feira, noticiando para os congressistas a provação do Projeto Lei em Brasília.
 
A Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Mik, por problemas de agenda junto ao Ministério da Justiça, não pode participar da solenidade de abertura do evento, e teve sua ausência justificada pelo Presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais, Adailson.
 

Entre as autoridades presentes na abertura do Congresso o destaque da noite foi o Comandante da Guarda Municipal de Recife, Inspetor de Carreira, Marcilio Domingos, que propôs ao Presidente do Conselho que nesse congresso fosse aberta a fala aos Guardas Municipais para que eles tivessem o direito de expressar suas sugestões e propostas em favor do desenvolvimento das Guardas Municipais.
 
Durante a fala do Secretário de Defesa Social de Pernambuco, Wilson Damázio, que na ocasião destacou o apoio e o reconhecimento da Defesa Social a contribuição dada pelas Guardas Municipais de Pernambuco a Segurança Pública, alguns GMs de Recife classificou seu discurso como sendo demagogo e não condizente com a prática da cúpula da segurança pernambucana no que diz respeito às ações das Guardas Municipais no estado.
 
Não ouve registro, na solenidade de abertura do Congresso, da presença de representantes da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania de Maceió (SEMSC).
 

Um fato observado nesse congresso que também foi destacado pelas autoridades foi à presença expressiva de Guardas femininas no vento. Em quase todos os estados que se fizeram representados no congresso era possível ver GMs femininas.
 
Na abertura do Congresso ficou registrada a presença de 16 Guardas Municipais de Alagoas, distribuídos entre Maceió, São Miguel dos Campos e Barra de Santo Antônio.
 
Apesar do número significativo de Guardas Municipais no evento, foi possível perceber que a organização esperava o comparecimento de mais GMs. Em conversa com alguns GMs de outros estados ficou evidenciado que a razão do esvaziamento no congresso por GMs estaria ligado ao fato de se tratar de um Congresso de Comandantes de Guarda Municipais que na sua maioria são compostos por militares da reserva, delegados aposentados e pessoas não pertencentes ao quadro de carreira, e por essa razão muitos GMs teriam optado por não participar do evento.
 
Fica difícil você se deslocar do sul do país para o Estado de Pernambuco visando participar de um Congresso no qual você é proibido de falar, de participar dos debates, de defender suas convicções, é por essa razão que cada vez mais companheiros estão deixando de participar, ou o conselho muda essa política ou do contrário irão realizar congresso apenas com os comandantes das Guardas.” Desabafou um GM do sul do país. 
 
Na manhã desta quarta-feira (16), o Secretário de Defesa Social de Pernambuco, Wilson Damázio, iniciará as palestras às 9hs, que será seguirá com a fala do Secretário de Segurança Urbana de Recife, Murilo Cavalcante, até 12hs. Está prevista uma série de atividades, ao longo dos debates, onde os Guardas Municipais poderão participar dessa vez.
 
O encerramento da solenidade de abertura foi animada por um coquetel e um trio de forró pé de serra.
Fonte: SINDGUARDA-AL



     

Nenhum comentário: