3 de outubro de 2013

SEMSC DECIDE NÃO RETIRAR GUARDAS MUNICIPAIS DO CRAS DENISSON MENEZES



De modo oficial, na manhã desta quinta-feira (3), o Secretário Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania de Maceió, Cel. PM Edmilson Cavalcante, informou ao SINDGUARDA-AL que não irá retirar os Guardas Municipais que fazem a segurança do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), situado no Conjunto Denisson Menezes, no Cidade Universitária.

O Sindicato dos Guardas Municipais de Alagoas havia solicitado formalmente da SEMSC, no último dia 13 de agosto, a retirada dos Guardas Municipais da comunidade pelo fato dos servidores estarem desempenhando suas funções sem condições de defesa, trabalhando desarmados, sem coletes balísticos, rádios de comunicação e viaturas de apoio.

O risco iminente de morte dos GMs, apontado pelo sindicato no pedido, teria sido motivado por uma disputa armada envolvendo traficantes de três comunidades circunvizinhas ao posto de trabalho dos Guardas a qual já teria sido alvejada por vários disparos de arma de fogo sem que os GMs nada pudessem fazer. Situação de vulnerabilidade a qual os servidores do CRAS também estariam submetidos chegando, inclusive, a pedir a transferência do posto de atendimento para uma outra comunidade diante do temor de se transformarem em vítimas.

O Secretário da SEMSC, Edmilson Cavalcante, justificou para o SINDGUARDA-AL, através de ofício, que dentre outras medidas, teria se reunido e conseguido apoio junto ao Comando do Policiamento da Capital (CPC), do Batalhão de Policiamento Escolar (BPGD), e da Secretaria de Estado de Defesa Social, órgãos esses que teriam assumido compromisso com ele, Secretário da SEMSC, de reforçar o policiamento na comunidade com a presença da Força Nacional e de duas viaturas da Rádio Patrulha.

A decisão não formal e antecipada por parte do Secretário Edmilson Cavalcante de manter os Guardas Municipais na comunidade, teria sido umas das razões que levou as entidades que representam a categoria em Maceió a pedir ao Prefeito Rui Palmeira a exoneração do Coronel e dos demais militares que lhe assessoram na SEMSC.

Nesta sexta-feira (4), a partir das 8:30hs, os Guardas Municipais de Maceió estarão reunidos em mais uma assembleia geral, no auditório dos Urbanitários, no Centro, onde avaliarão o movimento para afastar os militares da Guardas Municipal e decidirem sobre novos encaminhamentos.   

A diretoria do SINDGUARDA-AL deverá sentar ainda nesta quinta-feira, com as associações, AGMEAL e ASISGMA para analisar a decisão da SEMSC e ver quais medidas deverão ser tomadas.
Fonte: GMs NOTÍCIA-AL

Nenhum comentário: