22 de abril de 2014

ACESSO A PRAIA DO GUNGA SÓ MEDIANTE PEDÁGIO.



Aproveitando o feriadão um grupo de Guardas Municipais decidiu ir a Praia do Gunga praticar a tão conhecida pesca de arremesso com varas e acreditando que iriam ter um momento de lazer e descontração acabaram se deparando com uma situação estressante e típica de Alagoas: Uma barreira de pedágio para ter acesso à Praia do Gunga com direito a longa fila para pagar o acesso ao mar.  

Como o acesso a praia contorna uma fazenda de coqueiros o proprietário, segundo funcionários, passou a cobrar pedágio sob a alegação de que os valores arrecadados destinam-se a manutenção do local.

A barreira de cobrança com guaritas, câmeras e seguranças, foi instalada estrategicamente há uns 400 metros da praia com intuito de evitar que frequentadores deixassem seus veículos antes da barreira, ou seja, não existe saída, ter acesso à praia só mediante o pagamento do pedágio.

Se considerarmos o fato de que a grande massa de frequentadores do Gunga são turistas brasileiros e estrangeiros a cobrança desse pedágio, além de ser imoral e ilegal é também abusiva e pode se configurar prática de exploração turística, razão pela qual se faz necessário, urgentemente, a intervenção de órgãos fiscalizadores como OAB e Ministério Público.

Em 2008 o Ministério Público chegou a realizar uma audiência pública para discutir o acesso a praias do litoral norte de Alagoas. Medida essa que precisa mais uma vez ser realizada e estendida também ao litoral sul, já que aumentou e muito a proibição de pontos de acesso às praias. São coisas que você só ver em Alagoas.
Fonte: GM NOTÍCIA-AL  

Um comentário:

Italo Adriano disse...

Fui hoje na praia, também achei um absurdo. Cobram como estacionamento, mas fazem uma barricada com corrente na própria via, achei completamente errado. Se fosse para cobrar o estacionamento, que colocasse a guarita na porta do estacionamento, não na via e muito antes da praia e do tal estacionamento.