19 de novembro de 2014

OS 834 GUARDAS MUNICIPAIS DE MACEIÓ RECEBERAM VOZ DE PRISÃO NESSA QUINTA-FEIRA (19)

foto tnh1.
Foi exatamente assim que se sentiram os 834 Guardas Municipais de Maceió, na manhã desta quinta-feira (19), após um Oficial da Polícia Militar de Alagoas ter dado voz de prisão a um Inspetor da Guarda que se encontrava de serviço e comandando um grupo de Guardas numa operação de retirada de camelôs que trabalhavam em desacordo com a legislação municipal, no Centro de Maceió.

A lamentável e talvez impensada atitude do oficial militar não atingiu apenas aquele Inspetor ou mesmo aquele pequeno grupo de Guardas Municipais que ali trabalhavam, atingiu também e de forma direta a instituição Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania de Maceió” (SEMSC), cujo comando, por ironia do destino, pertence a um grupo de oficiais da reserva de alta patente da Polícia Militar, oficiais esses que de alguma forma tem a obrigação de sair em defesa desse Inspetor e dos Guardas Municipais já que esses passaram a ser seus comandados.  

Testemunhas que se encontravam no local e que assistiram ao show de abuso de autoridade, por parte do oficial PM, lamentaram o episódio, e confirmaram não ter havido nenhum desrespeito nem tão pouco desacato de autoridade por parte do Inspetor da Guarda Municipal, que também ficou perplexo e sem entender a atitude do militar. O comportamento do oficial para com o Inspetor foi tão sem sentido que chegou a indignar outros Policiais Militares que também atuavam na mesma operação de retirada dos camelôs.

Numa cidade como Maceió que lamentavelmente tem se projetado nacionalmente e até mundialmente como sendo uma das mais violentas, é inaceitável e intolerável pela sociedade que policiais, seja lá de qual for a patente ou instituição, persista com esse comportamento corporativista de que outros profissionais e instituições da área de segurança, a exemplo dos Guardas Municipais, devam ser criminalizados e terem suas ações boicotadas no sentido de serem descredibilizados perante a opinião pública.

Igualmente aos Guardas Municipais, Policiais Militares, Civis, Federais, Agentes Penitenciários, e tantos outros profissionais que atuam nessa área, são seres humanos, são pais de famílias, são trabalhadores que precisam ser respeitados e estar juntos falando a mesma linguagem, para que os criminosos não se organizem mais do que já estão, do contrário, e sob o manto do pensamento corporativista, tendemos a declinar ainda mais e perdermos espaços entre si, como tem ocorrido ao longo dos anos. Já não podemos mais retornar para o nosso lar fardados, já não mais portamos identidade funcional no cotidiano para não corrermos o risco de sermos identificados e abatidos, já não mais projetamos aquele temor que a bandidagem tinha do reconhecido agente da lei nos anos 70, 80 e 90.

É com indignação e o sentimento de solidariedade a esse Inspetor e aos Guardas Municipais de Maceió, que os operadores do BLOG GM NOTÍCIA-AL vem REPUDIAR a atitude desse oficial militar, ao tempo em que vem COBRAR veemente da SEMSC uma ação enérgica em defesa desses servidores para que permaneçam motivados ao desempenhar suas atribuições, igualmente, vem cobrar do Prefeito de Maceió, Rui Palmeira, que se posicione sobre o ocorrido no sentido de se evitar que tentativas como essa de descredibilizar as ações da nossa Guarda Municipal, perante a opinião pública, volte a acontecer.

BLOG GM NOTÍCIA-AL   

5 comentários:

Anônimo disse...

Não esperamos nada e bom desse pessoal que estar no atual comando da GM, tomara que passe os próximos dois anos para que eles saia de nosso de convívio mais rápido possível e que possamos eleger uma nova administração para Maceió.
E no caso do centro, um oficial despreparado, arrogante e com abuso de autoridade fez vitima toda instituição, e que todos GM saibam que nenhum Guarda é subordinado PM.

GM Maceió Fox disse...

Recruta Zero, CaboLoso, Cabueta, Sargento Nana, Tenente Demente, Capitão Caverna, Coronel Pinel só dar nisso mesmo.

Anônimo disse...

Não, irmãos de sangue azul marinho! Não temos que esperar exatamente completar esses 2 anos de adequação para expulsar esses PM's do nosso quarte. Esperamos que os Inspetores se manifestem, afinal de contas, o cargo de Diretor Geral da Guarda Municipal, pertence a eles! E esperamos também que qualquer uma dessas chapas que venha a ser vitoriosa no dia 21 do 11 de 2014, realmente cumpra com toda a proposta que vem prometendo, e que não seja mais uma promessa (enrolação) de campanha!

Anônimo disse...

O sindgurda sozinho não faz muita coisa, a categoria tem que si conscientizar da sua força de mobilização juntando com a associação dos inspetores e cobrar o posicionamento de todos, para que se faça alguma coisa contra o abuso, inclusive o próprio inspetor tem que representar na justiça a situação por qual ele passou.

Anônimo disse...

Fala-se que não somos subordinados aos pms, mas os caras tão podando pra arrobar, e sem direito a DIREITOS, somente DEVERES. Se já não bastasse os coronéis, majores, tenentes, agora pinta ai um capitão, onde vamos chegar?