18 de março de 2015

SECRETÁRIO DO DF PEDE REPACTUAÇÃO DAS RESPONSABILIDADES SOBRE SEGURANÇA


O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Arthur Trindade, defendeu mudanças nas responsabilidades sobre a segurança pública de União, estados e municípios. Ele classificou a proposta como uma “repactuação”. “Hoje, os estados são responsáveis por 67% dos investimentos em segurança pública. É necessário rever isso, porque a União e os municípios gastam muito pouco no combate à violência”, disse, durante comissão geral no Plenário da Câmara dos Deputados.
 
Trindade pediu um maior envolvimento das guardas municipais, principalmente na prevenção dos crimes, e defendeu uma alteração constitucional que permita aos estados mudar a estrutura das polícias Civil e Militar.
 
O superintendente de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública de Goiás, Marcelo Aires Medeiros, apresentou dados sobre a reincidência de criminosos presos no estado. Segundo ele, Goiás registra 70% de reincidência nos crimes entre os detentos. O estudo, que foi distribuído entre os deputados e convidados da comissão geral, aponta ainda que o tempo médio de liberação dos presos em Goiás é de 41 dias.
 
Medeiros chamou atenção para o caso de um preso, identificado como Daniel Teles, que começou sua vida no crime em janeiro de 2013. Segundo ele, em dois anos ele foi detido e liberado oito vezes.
 
Ações do governo
O representante do Ministério da Justiça na comissão geral, Marcello Barros de Oliveira, chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Segurança Pública, fez um resumo das medidas adotadas pelo governo federal no combate à violência.
 
Ele falou do Plano de Enfrentamento do Combate à Violência no País, que envolve a Secretaria de Direitos Humanos e outras entidades no fortalecimento da capacidade de investigação e do policiamento ostensivo (com fortalecimento dos quadros).
 
“Uma política nacional de segurança pública existe, ao contrário do que foi falado aqui”, disse. E citou como exemplo a Estratégia Nacional de Fronteiras e o programa “Crack, é possível vencer”, em parceria com estados e municípios.
Fonte: Câmara Notícias

Nenhum comentário: