8 de março de 2015

SUCATEAMENTO DE BICICLETAS PARALISA PATRULHAMENTO DOS GMs NA ORLA DE MACEIÓ

Bicicletas amontoadas por falta de peças e manutenção.
Denominado de Grupamento Bike Patrulha cuja missão seria de garantir a segurança do patrimônio público e prevenir delitos na orla de Maceió de modo a oferecer tranquilidade aos munícipes e principalmente aos turistas frequentadores daquela região, a falta de investimento e abandono, por parte da prefeitura, levou os Guardas Municipais a suspenderem o patrulhamento. A falta de manutenção das bicicletas associada ao baixo contingente teria sido a principal causa da suspensão do serviço.
Últimas bikes recebidas em 2013.
No ano de 2013 o grupamento fazia patrulhamento ostensivo na orla reforçando a segurança na região com 46 GMs, das 7hs às 18hs. Pontos com grande circulação de turistas como a feirinha da Pajuçara e o Corredor Vera Arruda eram cobertos pelos GMs. Atualmente com a defasagem de efetivo na Guarda Municipal, que se encontra há mais de 13 anos sem realizar concurso público, o contingente do Grupamento Bike Patrulha foi reduzido para apenas 13 GMs, situação que associada ao sucateamento das bicicletas tornou-se impossível retomar o patrulhamento na orla.

Visita da Secretária Adjunta da SEMSC ao grupamento.
Em janeiro de 2014 os GMs do grupamento chegaram a encaminhar pauta de reivindicação ao Secretário da SEMSC expondo a situação precária de trabalho e pedindo providência. Na ocasião a categoria cobrava uma base de apoio com alojamento feminino e masculino, camas beliches e ar condicionado, banheiro, cozinha, estacionamento para as viaturas, renovação das bicicletas, pistolas taser, coletes balísticos, rádios HT’s, fardamento específico, viatura para apoio, cursos básicos de Inglês e Espanhol e primeiro socorros. Com a finalidade de ouvir os GMs a SEMSC chegou a designar a sua secretária adjunta, Mônica Suruagy, hoje titular da posta, para conversar com os GMs sobre as condições precárias de trabalho e demais reivindicações, passado mais de um ano dessa reunião nada foi feito pela prefeitura para assegurar a prestação do serviço do grupamento.

GMs fixando janela para amenizar o frio e efeitos da maresia.
De forma precária e vergonhosa para a prefeitura, por estar situada em plena orla, à base do Grupamento Bike Patrulha funciona de modo improvisado numa espécie de garagem pequena e sem porta que não oferece as mínimas condições para que esses servidores possam desempenhar suas atribuições de forma digna. É visível a infiltração por todo o teto já que não há telhado sobre a base. Igualmente o mofo parece tomar conta das instalações diante da predominante umidade. O banheiro usado pelos GMs serve também como depósito de materiais diversos. Material para higienização das instalações só mediante divisão entre os próprios servidores. As bicicletas inutilizadas por falta de reposição de peças e reparos estão largadas na SEMSC e na base da Pajuçara.  

GMs consertando bicicletas para manter patrulhamento.
Tamanha tem sido a precariedade das condições de trabalho do Grupamento ao longo dos anos que em 2013 o Sindicato da rede Hoteleira, Restaurantes, Bares e Similares de Alagoas – SHRBS, sensibilizado com a situação e temendo a extinção do grupamento, chegou a doar 6 bicicletas para auxiliar no trabalho dos GMs. A prefeitura, por sua vez, ao invés de se sentir envergonhada por não ter assegurado as condições devidas de trabalho veio a público dizer que a participação empresarial em conjunto com a SEMSC destacava a confiança do empresariado na atual gestão municipal. Destacou também que a prefeitura estava trabalhando por uma guarda atuante e a aquisição de equipamentos eficazes fazia parte do projeto da gestão. Isso há mais de um ano e meio atrás.

Apesar de o SINDGUARDA-AL ter cobrado por várias vezes da prefeitura melhorias nas condições de trabalho dos integrantes do Grupamento Bike Patrulha, é preciso que ao longo de 2015, esse combate seja intensificado através de denúncias, protestos, mobilização da categoria e também das associações representativas. Não é demais dizer que a Guarda Municipal de Maceió não pode continuar prestando um serviço de faz de conta à sociedade devido à falta de compromisso da prefeitura para com esse setor.
PLANTÃO GM NOTÍCIA-AL     

Nenhum comentário: