6 de abril de 2015

CHAMA A OPLIT


Aos poucos que ainda não conhecem, OPLIT é o acrônimo de Operação Litorânea, trabalho policial que integra polícia civil, polícia militar, guarda municipal e SMTT, com área de atuação, inicialmente, na faixa litorânea de Maceió, mas que se expande para outras regiões em razão das demandas.

Podemos assegurar que a OPLIT é a integração policial que deu certo, e não é por acaso. A unidade policial tem o privilégio de se renovar a cada troca de comando, como se houvesse uma saudável competição por sua qualidade; não faz muito tempo, neste mesmo espaço, elogiávamos o trabalho de Fábio Esperon, que fora substituído por Alfredo Presser, o Gaúcho, como é conhecido.

Pois bem, o bicho pegou; o novo comandante resolveu acabar com a farra das cinquentinhas, motonetas de 50 cilindradas, que infernizam a vida de todos com o escapamento alterado para fazer mais barulho, assaltos, homicídios e a pronta entrega de drogas.

Os motoqueiros de cinquentinha quase sempre andam em duplas, jovens com bonés e óculos escuros, bermuda, colar no pescoço e muita disposição para transgredir. Perdoem-me os trabalhadores que usam a motoneta como meio de transporte para o trabalho, possivelmente contrários ao rigor na fiscalização policial, mas que serão beneficiados com a redução de risco de roubo dos seus veículos.

A intolerância a cinquentinhas conduzidas irregularmente tem dado certo, são três semanas sem ocorrências de roubos e homicídios com o uso delas; as estatísticas apontavam três a cinco roubos de transeuntes por dia.

A tolerância zero da OPLIT estendeu-se aos ruidosos paredões de som que geravam numerosas reclamações de pessoas que viam a cena desrespeitosa se repetir. Agora mudou, os paredões são apreendidos e só liberados com o cumprimento de exigências legais dificilmente atendidas. Resultado, ocorrência zero.

A OPLIT tem outra missão, pôr ordem no espaço fechado da orla da Ponta Verde, já sem as cinquentinhas e paredões de som, combatendo o tráfico de drogas e roubos, como também a venda ilegal de álcool para menores de idade. São muitos os registros de pedidos de atendimento a jovens em coma alcoólico na área.

Contribua denunciando crimes e perturbações ao sossego, chama a OPLIT: 3315-2664, 8882-9801 e 8882-9802.
Fonte: Blog Segurança em Foco – Flávio Saraiva

2 comentários:

GM Fox disse...

Os ignorantes, que acham que sabem tudo, privam-se de um dos maiores prazeres da vida: aprender.
Provérbio popular

GM Fox disse...

Homem Primata
Titãs
Desde os primórdios
Até hoje em dia
O homem ainda faz
O que o macaco fazia
Eu não trabalhava
Eu não sabia
Que o homem criava
E também destruía

Homem Primata
Capitalismo Selvagem
Ô!Ô!Ô!
Homem Primata
Capitalismo Selvagem
Ô!Ô!Ô!

Eu aprendi
A vida é um jogo
Cada um por si
E Deus contra todos
Você vai morrer
E não vai pro céu
É bom aprender
A vida é cruel

Homem Primata
Capitalismo Selvagem
Ô!Ô!Ô!
Homem Primata
Capitalismo Selvagem
Ô!Ô!Ô!

Eu me perdi
Na selva de pedra
Eu me perdi
Eu me perdi

"I'm a cave man
A young man
I fight with my hands
(With my hands)
I am a jungle man
A monkey man
Concrete jungle!
Concrete jungle!"

Desde os primórdios
Até hoje em dia
O homem ainda faz
O que o macaco fazia
Eu não trabalhava
Eu não sabia
Que o homem criava
E também destruía

Homem Primata
Capitalismo Selvagem
Ô!Ô!Ô!
Homem Primata
Capitalismo Selvagem
Ô!Ô!Ô!

Eu aprendi
A vida é um jogo
Cada um por si
E Deus contra todos
Você vai morrer
E não vai pro céu
É bom aprender
A vida é cruel

Homem Primata
Capitalismo Selvagem
Ô!Ô!Ô!
Homem Primata
Capitalismo Selvagem
Ô!Ô!Ô!

Eu me perdi
Na selva de pedra
Eu me perdi
Eu me perdi
Eu me perdi
Eu me perdi