21 de abril de 2015

TJ-AL DETERMINA FIM DA GREVE DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MACEIÓ


A NOTÍCIA FOI DADA A CATEGORIA PELO SINDGUARDA-AL ATRAVÉS DE MENSAGEM POSTADA NO WHATSAPP

Os Guardas Municipais de Maceió igualmente aos demais servidores municipais, que se encontrava em greve há mais e dois meses, foram pegos de surpresa na tarde de ontem (20), por uma decisão do Tribunal de Justiça de Alagoas que suspendeu a greve e determinou o retorno imediato dos servidores ao trabalho sob pena de os Sindicatos pagarem multa diária de R$ 10 mil caso haja descumprimento da decisão.

Essa informação foi repassada a categoria ainda na tarde de ontem pelo presidente do SINDGUARDA-AL através de uma mensagem de áudio postada no Whatsapp.

O sindicalista ressaltou também que em decorrência do feriado desta terça-feira os sindicatos só deverão ser notificados oficialmente da decisão na quarta-feira, no entanto, outras entidades sindicais já estão mobilizando suas categorias para se reunirem em assembleia já na quarta-feira, a exemplo do SINDSAÚDE.    

O líder sindical frisou ainda que o Sindicato irá recorrer ao TJ-AL a fim de tentar reverter à decisão e que já teria acionado a sua assessoria jurídica.

O representante sindical lamentou a decisão do TJ-AL, e destacou que a justiça não teria levado em conta o desrespeito, por parte da prefeitura, para com a data-base dos servidores, prevista para janeiro do corrente, a qual não teria sido cumprida pelo gestor.

No entendimento do desembargador Alcides Gusmão, o qual julgou o recurso impetrado pela Prefeitura na última sexta-feira (17), os grevistas teriam deixado de cumprir o acordo judicial que assegurava 50% do funcionamento dos serviços nas repartições públicas.
GM NOTÍCIA-AL 

4 comentários:

GM ISIDORO disse...

O relutar da prefeitura para que essa greve chegasse ao fim sem que os servidores tivessem seus direitos preservados, lamentavelmente, bota o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, no pódio de gestores que mais desrespeitou o funcionalismo. São inúmeros os atropelos as leis que “assegura” os mais diversos tipos de benefícios conquistados ao longo dos anos. Mais do que nunca será preciso que os sindicatos façam urgentemente um balanço de tudo o que foi desrespeitado pela prefeitura até então e literalmente congestionem o TJ-AL com ações judiciais requerendo a execução desses direitos. Diante desse cenário no qual o governo sai fortalecido creio ser a medida mais sensata a ser implementada pelas entidades sindicais. Aproveito ainda esse espaço para fazer uma proposta importantíssima aos Sindicatos. O TJ-AL deliberou pelo fim da greve e não pelo fim dos protestos. Como praticamente não houve protestos no decorrer dos mais de 2 meses de greve, porque não os sindicatos organizarem inúmeros protestos, inclusive na porta do TJ-AL, pleiteando a execução dos direitos desrespeitados? Esses protestos, inclusive, poderia seguir a risca a agenda de inaugurações e eventos visitados pelo prefeito. Fica aqui a proposta para análise e reflexão. GM Isidoro.

GM Fox disse...

Não há mais interesse por parte dos sindicatos em continuar com o estado de greve, isso ficou bem claro desde a última assembléia. Além disso os próprios servidores se entregaram fácil esvaziando os locais dos encontros, como também indo ao local de trabalho.

Jorge disse...

Os sindicatos organizariam protestos, inclusive na porta do prefeito se não desse durante o meio de semana nos finais de semana onde a maioria dos servidores estão de folga, fim da greve não é fim da mobilização e no dia dez (10) vamos a greve de novo.

GM Fox disse...

Companheiros GM Isidoro e Jorge, se em estado de Greve os Sindicatos e os próprios servidores não arredavam o pé de Casa nem do Posto, imagine fazer protestos sem estar em Greve.
Certamente nem os sindicalistas iriam aos locais além dos servidores que iriam achar como já pensavam e agiam desta forma que tudo estava em vão.
Sem o AVAL do Tribunal de Justiça que ordenou a volta dos servidores ao trabalho com a ameaça de multa, quem vai arriscar?
Só acho lamentável tais decisões, inclusive dos Servidores ( Professores ) da Educação que poderiam ter aproveitado toda estas mobilizações com os demais servidores. Porém, não o fez e só agora com o fim da Greve Geral, decidem isoladamente declarar mais uma GREVE. Talvez essa falta de companheirismo ou melhor esse individualismo seja vista de forma Negativa por parte dos próprios Gestores. Infelizmente os servidores Municipais ou talvez os Sindicatos demonstram indiferença entre eles, e quem perde com isso são os próprios servidores.