28 de julho de 2015

MÔNICA SURUAGY CONFIRMA REGULARIZAÇÃO DO PORTE DE ARMA PARA 200 GMs

POLÍCIA FEDERAL JÁ DESPACHOU PARA PROCURADORIA MUNICIPAL CONVÊNIO QUE REGULARIZA O PORTE DE ARMA

Numa entrevista concedida ao programa Cidade Alerta Alagoas, da Rede Record, na noite desta terça-feira (28), a titular da SEMSC, Mônica Suruagy, disse ao apresentador Oscar de Melo que a regularização do porte de arma de fogo para os GMs de Maceió deverá acontecer dentro do prazo de três meses. Mônica destacou ainda que nessa primeira leva 200 GMs serão capacitados para atuar armados no exercício da profissão.

Indagada pelo apresentador Oscar de Melo sobre a aquisição de equipamentos por parte da prefeitura para os GMs, Mônica Suruagy esclareceu que a Guarda Municipal vem mantendo uma relação harmônica com as demais instituições de segurança do estado e que o processo de regularização do porte de arma dos GMs vem ocorrendo através de parceria com o governo estadual, e confirmou que está sendo negociada, junto a Polícia Civil, uma doação de armas para a Guarda Municipal.

Em resposta a indagação do apresentador sobre o campo de atuação dos GMs hoje, Mônica Suruagy esclareceu que as atribuições do Guarda Municipal não se restringem apenas em guardar o patrimônio público, ela destacou que os GMs também têm o dever de contribuir com as demais polícias através de ações preventivas por estarem inseridos no contexto da segurança pública, conforme prever a Lei Federal nº 13.022 de 8 de agosto de 2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais).

Como exemplo de ampliação das atribuições dos GMs, a titular da SEMSC lembrou ao apresentador que a Guarda Municipal teria sido a primeira força a chegar a um protesto dos ex-moradores da Favela de Jaraguá, realizado na manhã desta terça-feira, e de pronto teria dado início ao processo de mediação até a chegada do gerenciamento de crise.

Mônica frisou também que a Guarda Municipal conta hoje com um efetivo de 811 servidores, distribuído entre homens e mulheres. Perguntada se há interesse da prefeitura em capacitar futuros GMs para que seja elevado o número de aptos a portar arma, Mônica Suruagy acenou positivamente e disse se tratar de metas a serem atingidas no futuro, no entanto, não estipulou prazos.

Finalizando a entrevista, o apresentador Oscar de Melo disse encarar a regularização do porte de arma dos Guardas Municipais de Maceió como uma boa notícia e como mais uma ferramenta importante que vem contribuir com a segurança pública, e propôs à secretaria que o porte de arma também fosse estendido aos Agentes de Trânsito da SMTT dado a exposição deles a situação de risco no exercício da profissão.
GM NOTÍCIA-AL

Nenhum comentário: