6 de julho de 2015

PILAR: INTEGRANTE DE GRUPO DE EXTERMÍNIO CHEFIOU GUARDA MUNICIPAL


O anúncio de que um grupo de extermínio – formado inclusive por policiais militares e civis – agia no município de Pilar, região metropolitana de Maceió, surpreendeu a população de Alagoas, na manhã desta quarta-feira, 01. A prisão de 11 envolvidos foi um dos saldos da “Operação Tombstone” (lápide, em inglês), deflagrada pela Polícia Federal (PF).

Foi justamente o fato de um dos detidos ser o PM reformado Antônio Correia da Silva, conhecido como “Chibata”, que trouxe à tona um detalhe ainda mais curioso acerca do caso. Correia já chefiou a Guarda Municipal do referido município, e chegou a afirmar em 2013 que havia sido ameaçado de morte. À época, o número elevado de homicídios na região foi um dos motivos para o inquérito instaurado pela PF, que culminou nas prisões desta quarta.

Somente entre os meses de junho e outubro de 2013, foram registrados sessenta, e em seis meses, 237 inquéritos de homicídios ficaram parados sem autoria material ou intelectual. De posse destes dados, o Ministério Público Estadual e o Poder Judiciário participaram de uma reunião com o comando da PM e a delegacia-geral da Polícia Civil.

“Nesse período foi identificado grupo de extermínio, constituído inclusive por agentes públicos, que agia de forma violenta e sistemática sob o falso motivo de promover uma redução na criminalidade local. Para manter seu anonimato, constatou-se que o grupo em suas ações executava sumariamente não só criminosos como também possíveis testemunhas”, informou a PF através de nota.

No momento da operação, Correia resistiu à prisão e foi baleado no abdômen. Socorrido pela própria equipe, ele foi levado a um hospital de Maceió.
Fonte: TNH1

Nenhum comentário: