20 de agosto de 2015

GUARDA MUNICIPAL DE MACEIÓ PASSA A ATUAR NA CONDUÇÃO DE PRESOS NO FÓRUM DA CAPITAL

Uma parceria firmada entre a justiça alagoana e a prefeitura municipal de Maceió levou os Guardas Municipais a atuar na segurança e condução de presos da carceragem do Fórum da Capital para os Tribunais do Júri e salas de audiências. O trabalho foi iniciado nessa quarta-feira (19), e os GMs designados para essa missão integram o Grupo de Ação e Apoio Operacional (GAAO).

As instruções sobre essa embrionária parceria entre a Prefeitura e o Tribunal de Justiça foram repassadas aos GMs na última terça-feira (18), numa reunião que contou com a participação do Secretário Adjunto da SEMSC, Walmore Tenório, e a Comandante do grupamento, Simone Lima.

Inicialmente foram selecionados 20 GMs que realizaram um treinamento preparatório para atuar na custódia, uso de algemas, realização de revistas, situações de ameaças e condução de presos de forma segura no interior do Fórum.

Ainda na quarta-feira (19), os GMs participaram de mais uma reunião com o Juiz Maurício Breda e o Gerente de Remoção do Sistema Prisional, onde foram apresentados aos demais magistrados que atuam no Fórum da Capital. Também estiveram presentes a titular e o Secretário Adjunto da SEMSC, Mônica Suruagy e Walmore Tenório, a Comandante do GAAO, Simone Lima, e o Secretário de Estado da Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça.

A atuação dos Guardas Municipais no Fórum objetiva reforçar a segurança dos serventuários da justiça, magistrados, réus, familiares, advogados e da sociedade que por ali passa.

De acordo com informações dos GMs que iniciaram a atividade no Fórum, o trabalho será executado, inicialmente, em caráter experimental, na proporção em que houver a adaptação a essa nova atribuição o judiciário e a prefeitura poderão firmar convênio para dar continuidade a essas ações.
GM NOTÍCIA-AL

Um comentário:

Anônimo disse...

Ultimamente tenho visto muitos trabalhos sendo desempenhados pelos guardas municipais. Este é um ponto positivo e importante. Pois deixa bem claro que os guardas podem e devem contribuir com a segurança pública, e não ficar restrito a guardar prédios públicos, como a população maceioense está habituada à crer. Mas não vamos fechar os olhos e nos enganar. Tá faltando a contrapartida da prefeitura, no que diz respeito a condições de trabalho e material, porte de arma e armamento, identidade funcional. Ou mais uma vez vai ficar apenas na promessa?