18 de setembro de 2015

CRISE FINANCEIRA NA PREFEITURA DE MACEIÓ AMEAÇA INVIABILIZAR PORTE DE ARMA PARA OS GUARDAS MUNICIPAIS

Numa assembleia geral dos Guardas Municipais de Alagoas, realizada na tarde desta quinta-feira (17), no auditório do Sindicato dos Urbanitários, o presidente do SINDGUARDA-AL, Carlos Antônio (Pisca), cogitou a possibilidade de a prefeitura não ter dinheiro para custear a avaliação psicológica dos cerca de 106 GMs que deverão compor a primeira turma que se capacitarão para portar arma de fogo a partir de dezembro, conforme havia estimado o Superintendente da Polícia Federal em Alagoas, delegado Bernardo Gonçalves.

... o Superintendente da Policia Federal está disponibilizando pra gente o estande de tiro, os instrutores, nós estamos com uma única dificuldade, que são os psicólogos, a prefeitura disse que não tem dinheiro, mas se a prefeitura não tiver dinheiro pra custear os psicólogos pra fazer o curso dos Guardas Municipais nós vamos procurar uma solução...”. Explicou o sindicalista.

O sindicalista informou que está prevista uma reunião com a titular da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania (SEMSC), Mônica Suruagy, para o próximo dia 23 de outubro, e que nesse encontro iria tratar sobre c custeio das avaliações psicológicas.

Atualmente os psicólogos credenciados a PF cobram cerca de R$ 150 reais para expedirem laudo que atestam a aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, com base nesse valor a prefeitura de Maceió teria que custear para os primeiros 106 GMs, cerca de R$ 15.900 reais, valor esse irrisório frente à arrecadação da prefeitura, mesmo diante da crise.

Preocupado com a notícia o Guarda Municipal, Carlos Jorge Soares, em contato com BLOG GM NOTÍCIA-AL, lembrou que nos últimos meses dezenas de GMs haviam sido submetidos à avaliação psicológica visando à obtenção de concessão de registro de arma de fogo, e sugeriu ao Sindicato que procurasse saber da PF se haveria possibilidade de considerar os resultados dessas avaliações para obtenção do porte.  

Carteira Funcional

O dirigente sindical informou também que a SEMSC já criou uma comissão que juntamente com uma empresa contratada se encarregará de confeccionar e entregar a identidade funcional aos GMs de Maceió. No próximo dia 28 de setembro as identidades começarão a ser entregues na SEMSC. Serão impressas cerca de 60 carteiras dia, após ser convocado o Guarda tirará uma foto fardado, fará registro da impressão digital e atualizará seu cadastro. Inicialmente as identidades serão entregues sem o porte de arma, na proporção em que houver a expedição da autorização para usar o armamento os GMs aptos receberão uma 2ª via da identidade com o porte.         

Marcha Azul Marinho

Segundo o presidente do Sindicato está mantida a data 27 de novembro para realização da primeira Marcha Azul Marinho em Maceió, o evento contará com a presença de Guardas Municipais de todo o estado. A Marcha Azul Marinho é um movimento reivindicatório nacional dos Guardas Municipais que visa chamar a atenção da sociedade, dos gestores e políticos para a importância da Guarda enquanto Polícia Municipal.

Realização de um Seminário

Carlos Antônio informou também que, concomitante a Marcha Azul Marinho, o sindicato realizará um Seminário que discutirá questões relacionadas ao Guarda Municipal. Na pauta constarão temas como, o PL nº 5616/13 que trata do Piso Nacional dos Guardas Municipais. A Lei nº 13.022/2014 Estatuto Geral das Guardas Municipais. A PEC nº 534/2002 que amplia as competências das Guardas Municipais. A Lei nº 10.826/2003 Estatuto do Desarmamento. Ao fim do seminário uma carta reivindicatória deverá ser elaborada e encaminhada ao Presidente do Congresso Nacional.

O representante do SINDGUARDA-AL disse que não está medindo esforços para que autoridades importantes marquem presença nesse seminário. Os Presidentes do Senado e da Câmara Federal, Renan Calheiros e Eduardo Cunha, o Governado Renan Filho, o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, o Deputado Federal, João Henrique Caldas (JHC), prefeitos alagoanos, o Superintendente da Polícia Federal, Bernardo Gonçalves, estariam sendo contatados e convidados a marcarem presença no evento.

O porte de arma para as demais Guardas Municipais

O líder sindical destacou ainda que a partir da regularização do porte de arma dos GMs de Maceió não medirá esforços para que os Guardas Municipais dos demais municípios que fazem jus também passem a usar a arma de fogo como instrumento de trabalho.

Prestigiaram a assembleia desta quinta-feira, Guardas Municipais de Maceió, Pilar, União dos Palmares, Marechal Deodoro, São José da Lage, São Miguel dos Campos e Santa Luzia do Norte. Também estiveram presentes o Inspetor Naval da Guarda Municipal de São Paulo, o Subsecretário da SEMSC, Tenório, e o Vereador de Santa Luzia do Norte, Alex Anselmo (PSL).
GM NOTÍCIA-AL


Um comentário:

xarope disse...

Essa nomenclatura POLÍCIA MUNICIPAL onde encontrasse na lei 13.022/2014, Sou Guarda Municipal e posso vim ater o poder de Polícia,CAPITULO XI. Paragrafo único: É assegurada a utilização de outras denominações consagradas pelo uso, como guarda civil, guarda civil municipal, guarda metropolitana e guarda civil metropolitana.