12 de janeiro de 2016

MODELO DE PLANO DE CARGOS REPASSADO POR CÍCERO ALMEIDA A GESTÃO DE RUI PALMEIRA, SE APROVADO DIFICULTARIA PROGRESSÃO POR TITULAÇÃO DOS GMs DE MACEIÓ



Não é novidade que o atual Plano de Cargos e Carreira (Lei nº 4.974/2000) dos Servidores Municipais de Maceió nunca agradou aos prefeitos que até então passaram pela prefeitura, no entanto, nenhum outro teve a ousadia do prefeito à época, Cícero Almeida, de elaborar, nas surdinas, já que não houve discussão com os sindicatos, um novo plano de cargos com novas regras de progressão, revogando, inclusive, o já existente.

O fato é que Almeida, por alguma razão, não teve coragem de emplacar a proposta durante a sua gestão, talvez temendo uma forte reação dos servidores ou a repercussão que o projeto poderia causar, mas, decidiu repassá-lo a Rui Palmeira que igualmente, ao menos nos três primeiros anos de sua gestão, se manteve quieto e não ousou cortar direitos dos servidores conquistados há décadas.

Na proposta de Almeida, a carreira de Guarda Municipal permaneceria dividida em três cargos: Guarda (fundamental), Inspetor (Superior) e Subinspetor (médio). Ou seja, seria desconsiderado o anseio da categoria de ter uma carreira única podendo o GM, ao logo da vida funcional, ser promovido a Inspetor e a Subinspetor. Observa-se também que a escolaridade exigida para o ingresso no cargo permaneceria o nível fundamental, o que contrastaria hoje com os requisitos da Lei nº 13022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais) que fixa o nível médio como escolaridade para o ingresso na carreira. 

Quanto ao quesito progressão por titulação, o Inspetor, Subinspetor e o Guarda Municipal só poderiam progredir mediante aquisição de diplomas - superior, especialização, mestrado e doutorado – que fossem relacionados à sua área de atuação, ou seja, a segurança pública. Teria em Maceió algum curso de graduação, por exemplo, nessa área? Quais cursos de especialização, mestrado ou doutorado teriam na área de segurança que possibilitasse os GMs progredir na tabela salarial? 

De certa forma, comparando os GMs a outras categorias funcionais, que dispõem de uma gama de cursos, tanto de graduação quanto de especializações, tais quais, os professores e servidores da saúde, a proposta nos parece tratar de forma igual os desiguais, dado a inexistência de cursos na área de segurança pública em Alagoas.

É fato que a gestão de Rui Palmeira também tem a intenção de reformular ou substituir o atual Plano de Cargos dos Servidores Municipais, isso já ficou evidenciado em algumas reuniões entre sindicatos e comissões de reajuste salarial em anos anteriores. Não podemos ser inocentes ao ponto de acreditar que não há interesse da prefeitura de promover ajustes ou mesmo de suprimir a Lei nº 4.974/2000.

Cabem a todos, servidores, sindicatos e associações se unirem e lutarem veementemente por um direito que foi conquistado com muita luta há mais de 15 anos.
GM NOTÍCIA-AL 

Nenhum comentário: