23 de fevereiro de 2016

GMs DE MACEIÓ SE UNEM PARA COMBATER PERSEGUIÇÃO DURANTE MOVIMENTO GREVISTA


Um grupo de Guardas Municipais que atuam em várias Regiões Operacionais de Maceió uniram forças e declararam em reunião, realizada nesta terça-feira (22), tolerância zero contra qualquer prática de perseguição que venha a ser aplicada a categoria durante e após o período de greve, que se iniciará nessa terça-feira (23).

Durante as discussões, os GMs lembraram que no movimento grevista do ano passado vários companheiros de trabalho teriam sofrido perseguição por terem aderido à greve. Inspetores responsáveis por Regiões Operacionais, supostamente ligados ao governo municipal, mais especificamente aos coronéis, teriam realizado rondas diuturnamente durante a paralisação para identificar os grevistas, botar falta e aplicar outras retaliações.

A grande maioria aqui presente deve se lembrar das rasteiras que muitos companheiros levaram quando a greve acabou no ano passado, vários motoristas foram afastados da função, outros foram remanejados do posto e horário de trabalho tendo o adicional noturno cortado posteriormente”. Desabafou um dos GMs que também teria sido perseguido em 2015.

Os GMs prometem radicalizar dessa vez contra qualquer ato de perseguição. Uma das medidas deliberadas pelo grupo foi de levar a imprensa até o comando das Regiões Operacionais que praticarem perseguição para que os responsáveis – comandantes - expliquem publicamente as razões das retaliações. Pretendem ainda cobrar, com veemência, uma postura dos sindicatos envolvidos no movimento de greve frente às perseguições que venham a acontecer, e prometem formalizar denúncia junto aos órgãos competentes a fim de punir os perseguidores.

Vale lembrar que o processo de negociação salarial desse ano, igualmente ocorreu em 2015, poderá acontecer na esfera do poder judiciário, no qual sindicatos e o governo municipal devem firmar acordos, dentre os quais, o que prever a abonação das faltas pelos dias de paralisação e a garantia de que não haverá perseguições em todos os setores do governo.

Se tratando de perseguições isoladas praticadas por Inspetores ou Subinspetores durante a greve, o que é inadmissível, tais casos devem ser levados ao conhecimento dos sindicatos, denunciados a imprensa e aos órgãos competentes para que os responsáveis não fiquem impunes.

Parabéns a esses obstinados e corajosos GMs! Eis aí uma iniciativa que merece ser copiada por todos os servidores municipais em greve.
GM NOTÍCIA-AL

Nenhum comentário: