10 de junho de 2016

GMs DO PARQUE MUNICIPAL DENUNCIAM FALTA DE CONDIÇÕES DE TRABALHO



Os Guardas Municipais denunciam que o espaço usado como alojamento é insalubre e não oferece às mínimas condições. Há rachaduras nas paredes, inclusive com risco do prédio vir a baixo, mofo, infiltrações, baratas, formigas (saúva), a instalação elétrica está comprometida, não há iluminação no banheiro e os armários de aço e fogão no qual preparam as refeições estão tomados pela ferrugem. Vários pedidos de providências teriam sido feitos, sem sucesso, junto a SEMPMA e a SEMSC.

Os GMs relataram que em 2014 houve uma reunião no Parque Municipal envolvendo o SINDGUARDA-AL, a SEMPMA e a SEMSC para discutir medidas que visavam melhorar as condições de trabalho no local, no entanto, dos 10 pontos reivindicados na época apenas três teriam sido atendidos: Um quadriciclo usado no patrulhamento; uma pistola taser, que se encontra com as baterias vencidas; um rádio portátil de comunicação.

Na pauta reivindicada na época os GMs pediam: Instalação de câmeras de monitoramento no interior do Parque; Ampliação do sistema de iluminação; Armamento letal e de baixa letalidade; Coletes balísticos; Rádios de comunicação portáteis; Uniforme adaptado para uso em áreas com vegetação; Lanternas; Capacitação para uso da pistola taser e primeiros socorros; Alimentação e o aumento do efetivo. Atualmente, através da SEMPMA, os GMs também pedem a implantação de uma gratificação já prevista em projeto.

Representantes da SEMPMA e da SEMSC teriam comparecido por várias vezes ao parque para ver de perto a precariedade das condições de trabalho dos GMs, toda via, de lá para cá, pouca coisa teria sido feita para sanar as pendências.   

A falta de efetivo, de logística e capacitação, segundo os GMs, tem sido o principal impedimento para que possam prestar um serviço de segurança de maior relevância aos funcionários, frequentadores e as instalações do Parque Municipal.

Impossibilitados de se defender no exercício da profissão, por atuarem desarmados em uma das cidades mais violentes do país, os GMs disseram que a própria gestão do Parque Municipal reconhece a fragilidade da prestação dos serviços da Guarda Municipal de Maceió, e que a presença diária de uma viatura da Polícia Militar no Parque confirmaria tal desprestígio e descrédito ao trabalho dos GMs. 

Localizado numa região de periferia de Maceió o Parque Municipal já foi palco de várias ocorrências policiais. Em 2014, um grupo fortemente armado invadiu as instalações do Parque, durante a madrugada, roubaram equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos e materiais de escritório, e não satisfeitos espancaram violentamente um fiscal ambiental que faleceu dias depois.

Em março desse ano um pesquisador foi vítima de assalto no interior do Parque. Não sofreu agressões, mas teve uma câmera fotográfica avaliada em cerca de R$ 30 mil levada pelos criminosos.

Já em julho de 2015, os Guardas Municipais que atuam no Parque apreenderam dois menores tidos como sendo de alta periculosidade que havia foragido da Unidade de Internação, situada no bairro de Santa Amélia. Os menores cumpriam pena socioeducativa por terem praticado crimes de assalto à mão armada, estupro, porte ilegal de arma, agressão e ameaças.

Indagados quanto à intervenção do Sindicato representativo da categoria frente a tais denúncias, os GMs disseram que optaram por negociar diretamente com a SEMPMA e com SEMSC por não acreditar no poder representativo da entidade.   
GM NOTÍCIA-AL 



Um comentário:

Unknown disse...

é dessa forma que os bravo gms vem desempenhando um ardo trabalho de cada dia sem apoio algum da semsc e demais secretárias onde só sabem cobrar e não valorizar o brilhante trabalho dos gms,que colocam as suas vidas em risco em locais insalubre,com risco de desabamento sem epis. segurança não se brinca pois são vidas em jogo tanto de nós gms quanto de funcionários e munícipes vamos dá a nossa resposta a essa gestão caótica e enrolada.