15 de julho de 2016

PARECER ORIENTA PELA NÃO INCLUSÃO DOS GUARDAS MUNICIPAIS ENQUADRADOS DE MACEIÓ EM PLANO DE CARREIRA ÚNICA

Um parecer expedido pela assessoria jurídica do Sindicato dos Guardas Municipais de Alagoas, datado de 30 de julho, orienta a diretoria da entidade a não incluir cerca de 120 Guardas Municipais enquadrados – servidores do quadro efetivo que passaram a exercer o cargo de Guarda sem concurso no ano de fundação do órgão - em um Projeto de Lei que irá instituir uma Carreira Única para os Guardas Municipais que ingressaram no cargo através de concurso.

Assembleia realizada na SEMSC, nesta quinta-feira (15/07).
Na manhã desta sexta-feira (15/07), no auditório da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania (SEMSC), dirigentes do Sindicato se reuniu com esses Guardas enquadrados com a finalidade de dirimir dúvidas e explicar detalhes sobre essa impossibilidade de poderem ter acesso a promoção a partir da entrada em vigor desse novo Projeto de Lei.

Usando como base, dentre outras leis, o Estatuto dos Guardas Municipais de Maceió, Lei nº 5.421/2004, a assessoria jurídica do Sindicato, através do seu parecer, apontou que a norma jurídica impede claramente os GMs enquadrados de terem acesso à promoção por integrarem um quadro suplementar em extinção – os cargos ocupados são extintos na medida em que houver vacância.

O parecer esclarece ainda que, o art. 6º do citado Estatuto dos Guardas Municipais, explicar que os GMs “enquadrados compõem o quadro de pessoal da Guarda Municipal de Maceió, equiparando-se aos concursados em todos os critérios existentes quanto à funcionalidade do cargo, exceto para fins de promoção”.

Reitera que o Plano de Carreira Única pretendido pelos Guardas Municipais concursados deve ser elaborado de forma separada dos GMs enquadrados, que, por sua vez, devem integrar a um Plano de Cargos e Carreira Especifico, conforme já se encontram inseridos na Lei nº 4.974/2000 (Plano de Cargos e Carreira dos Servidores Municipais).

A proposta de Projeto Lei que prever a criação de uma carreira única, a qual se encontra em caráter conclusivo e que ainda vem sendo lapidada por uma comissão mista envolvendo Inspetores, Subinspetores e Guardas Municipais, ainda tramitará na esfera da administração municipal, e posteriormente deverá ser submetida ao crivo do prefeito Rui Palmeira. 
GM NOTÍCIA-AL

Nenhum comentário: