6 de outubro de 2016

VOCÊ TEM MESMO O QUE COMEMORAR NO DIA NACIONAL DA GUARDA MUNICIPAL? ENTÃO BOTE A FARDA E VÁ FAZER PAPEL DE TROCHA PARA OS PREFEITOS E AGREGADOS

No próximo dia 10 de outubro, os comandantes das Guardas Municipais do Brasil estarão comemorando o Dia Nacional da Guarda Municipal. Essa data foi instituída pela Lei nº 13.066, em 29 de outubro de 2009, pelo Vice-Presidente da República em exercício, José Alencar.

Em Alagoas, basta visitar alguns municípios e irá presenciar centenas de Guardas Municipais desempenhando papel de verdadeiros espantalhos da marginalidade por não disporem de condições para exercer a profissão.

Mal remunerados, desequipados, desvalorizados e desmotivados pelos prefeitos, agonizando por falta de condições para guarnecer as instalações públicas e auxiliar na segurança da população, muitos GMs, mesmo vivenciando esse quadro lastimável, ainda conseguem botar a farda e ir comemorar essa data de mãos dadas com alguns prefeitos.

No estado onde mais da metade dos gestores municipais respondem por crime de improbidade, segundo aponta o Ministério Público Estadual e Federal, por terem desviado milhões dos cofres públicos, dinheiro que poderia, por exemplo, ter servido para aparelhar as Guardas e qualificar o quadro efetivo, não dar para simplesmente vestir a farda nessa data e fazer papel de outdoor político para quem não merece o respeito da categoria.

O Dia da Guarda Municipal poderia ser uma data marcada por um grande ato de protesto em Alagoas, através do qual poderia ser redigida uma pauta estadual destinada aos Vereadores, aos próprios Prefeitos, ao Ministério Público, ao Governo Estadual e a imprensa, cobrando melhorias para o desempenho da profissão, como estruturação logística, plano de carreira, porte de arma, centro de formação, concurso público, salário condicente, respeito à legislação trabalhista e, em especial, à Lei nº 13.022/2014 (Estatuto Geral das GMs).   

Uma carta aberta à população explicando as razões que tem levado os Guardas Municipais a não contribuir de forma mais efetiva na segurança pública municipal, também poderia ser redigida e divulgada a partir dessa mobilização coletiva.  

Nesse contexto, as entidades representativas em Alagoas exercem ou deveriam exercer papel fundamental, já que estatutariamente visam defender os interesses profissionais, sociais e políticos dos Guardas Municipais, por tanto, cabe a elas a iniciativa de mobilizar, propor, organizar e promover manifestações desse porte a nível estadual.

No Dia 10 de outubro, Dia Nacional da Guarda Municipal, vamos vestir a farda para comemorar sim uma Guarda Municipal bem remunerada, respeitada, estruturada, capacitada e valorizada. Viva a Família Azul Marinho!    
GM NOTÍCIA-AL

Nenhum comentário: