20 de outubro de 2017

GUARDAS MUNICIPAIS DE MACEIÓ ESTÃO PRESTES A TER O PORTE DE ARMA REGULARIZADO


Uma convocação da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convício Social (SEMSCS), divulgada nessa sexta-feira, levará 30 Guardas Municipais à sede da Superintendência da Polícia Federal, na próxima segunda-feira, 23 de outubro, às 08:00 horas, para participar da solenidade de abertura do curso de tiro que terá como objetivo regularizar o porte de arma desse contingente.

De acordo com a convocação, os trinta GMs deverão comparecer a sede da Policia Federal trajando uniforme operacional com cinto de guarnição e coldre apropriado para porte de revólver. A instrução de tiro será ministrada no stand do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (BOPE).

Apesar de ser uma turma de apenas 30 GMs em meio a um efetivo próximo a 800 homens, a categoria está comemorando, afinal de contas foram mais de 14 anos de espera para ver o porte de arma regularizado.

O processo para regularizar o porte de arma iniciou-se em dezembro de 2003, com a entrada em vigor da Lei nº 10.826/03 (Estatuto do Desarmamento). Foi a primeira Guarda do país a iniciar o curso de formação nos moldes da Matriz Curricular Nacional instituída pelo Ministério da Justiça na época.

O curso de formação previa capacitar e regularizar o porte de arma, inicialmente, para 350 GMs dentro de uma carga horária de 576 horas, totalizando cinco meses de instruções em regime integral e estágios programados nos finais de semana.

O nítido desinteresse dos prefeitos em investir na continuidade do processo para regularizar o porte de arma ao longo dos últimos 14 anos, somado aos conflitos e a disputa política dentro do governo municipal acabou contribuindo para que essa reivindicação se perdurasse por todo esse tempo.

GM NOTÍCIA-AL 

Um comentário:

Anônimo disse...

Fala sério! Eu pensando que o curso ia ser com pistola mas é com 38?! Tão de brincadeira né?! Quem vai enfrentar a bandidagem com 38? Nem vigilantes usam mais 38 pô!indignado!!!