16 de novembro de 2017

SEMSCS REALIZARÁ CURSO DE FORMAÇÃO BÁSICA PARA OS GUARDAS MUNICIPAIS DE MACEIÓ


O titular da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Ivon Berto, promoverá um Curso de Formação Básica para os Guarda Municipais de Maceió.

O curso terá início já no dia 21 de novembro (terça-feira), e término 20 de dezembro (quarta-feira), prever duração de 466 horas-aula, e obedecerá à grade curricular do SENASP, conforme consta na Portaria nº 0118 GS/SEMSCS, publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (16/11).

Tanto as aulas quanto as atividades de instrução serão ministradas no auditório da Guarda Municipal, nos turnos matutino e vespertino, no horário de 08hs às 12hs e de 13hs às 20hs.

De acordo com a Portaria divulgada, o curso contará com a participação de 50 Guardas Municipais de Maceió, e 13 GMs da Guarda Municipal de José de Freitas, do estado do Piauí.

Os instrutores que ministrarão o curso serão todos da área da Segurança Pública dotados da devida qualificação para o desempenho da formação dos GMs.
GM NOTÍCIA-AL

Confira abaixo o conteúdo programático do curso:

Um comentário:

Fabio Poetta disse...

Pena que reportagens tão reveladoras como essas não alertem a sociedade para as irregularidades que ocorrem nessa instituição que foi criada em 1991 na gestão do então prefeito Guilherme Palmeira: vamos aos pontos: a Lei Federal n. 13.022, de 8 de agosto de 2014 confere aos guardas porte de arma de fogo 24 horas para uma população de acima de 500 mil habitantes, isto não existe na GMM; cursos de formação são oferecidos por comissionados e agentes particulares sem o avala da SENASP/MJ, ou seja, alguém sai ganhando com essa, como a que foi publicada na Portaria 0118, no DOM de 16 de novembro de 2017, onde os quase 800 guardas municipais nem sequer souberam da existência desse curso, pois o mesmo foi "publicado" na quinta dia 16/11 pós feriado e às vesperas de um feriadão, já que o curso começou imediatamente no dia 21/11; esse curso de empresa privada oferecido dentro do prédio público é oferecido para somente 50 guardas e pasmem para 13 guardas da cidade de José de Freitas/Piauí; a questão é, se esses agentes do estado do Piauí precisam mais do que os 800 gms de Maceió; o resultado são essas operações que estamos acostumados de ver: uma guarda municipal defasada que desde 2000 não faz concurso público onde agentes estão na faixa etária de 40 a 60 anos de idade; uma instituição jovem mas com agentes beirando os 50 anos de idade para lidar com situações de controle social e ordenamento público como esses que se vê no vídeo. Das duas uma: ou se quer passar para a sociedade uma instituição inoperante, despreparada e de pouca utilidade pública para sua eventual extinção, e pasmem, a guarda municipal foi destituída do seu CNPJ e juridicamente não existe para fins de conquistar convênios do setor federal, a não ser com simples e mero setor - apêndice estrutural - de uma secretaria criada ano passado por lei municipal que funde e extingue secretarias. Seria ótimo que em Maceió houvesse um Forum de respeitável valor sem conchavos políticos que mostrasse a real situação, como p. ex., que a GMM não é inimiga dos ambulantes, é preciso ver nesse processo de invisibilização e sucateamento silencioso da Guarda, que o inimigo é outro, aquele que toda eleição para usufruir do poder chega de mansinho e assedia o voto do eleitor quando não o compra. Vivemos uma República que tivera seu xeque-mate com a Operação Lava Jato, onde vários paradigmas nos empurra contra o paredão, fazendo ressurgir fantasmas do fascismo, do preconceito e do abuso de autoridade ao expor instituições sem condições físicas em operações complexas como essas. Esperança há? Sim, quem sabe, nos modelos ingleses de policiamento e de ordenamento etc.
https://www.youtube.com/watch?v=90NpOfG4WeE