8 de dezembro de 2017

MINISTRO DA JUSTIÇA AFIRMA QUE GUARDA MUNICIPAL É UM DOS MEIOS MAIS EFICAZES DE PREVENÇÃO AO CRIME


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, defendeu o fortalecimento das guardas municipais e a intensificação de ações sociais para melhorar a prevenção ao crime e à violência nos bairros, na última quinta-feira (7), durante o 10º Congresso Brasileiro de Câmaras Municipais, em Brasília.

Para o ministro, é  essencial que as guardas sejam capacitadas para fazer parte do Subsistema Nacional de Inteligência de Segurança Pública, se integrar aos outros órgãos pelo conhecimento. Uma vez que os guardas são os que melhor conhecem o quarteirão, a rua e o beco, em conjunto com as polícias civis e militares, no âmbito estadual.

O objetivo é que os crimes mais corriqueiros, como o roubo e o furto, que são os que mais incomodam a população no dia a dia, sejam cobrados dos prefeitos e vereadores, já os crimes transnacionais - como o tráfico internacional de drogas, armas e pessoas, os delitos de colarinho branco, crimes cibernéticos e o terrorismo, fiquem por conta do Ministério da Justiça e do governo federal.

Torquato Jardim assevera que a segurança é um bem comum e defendeu, também, a aplicação da segurança cidadã, na qual, para combater o crime, o Estado atue, simultaneamente, nos pilares essenciais da sociedade: educação, saúde, cultura e policiamento. Para o ministro, a repressão é para serve pra as emergências, contudo, deve-se numa estabilidade posterior, fazer a transição e promover a cidadania. ", definiu, ao citar o exemplo de cidades da Colômbia e do México que utilizaram o modelo para reduzir os índices de violência e melhorar a sensação de segurança.

Em entrevista à Revista Q.A.P Total, o presidente da CONGM, Oseias Francisco da Silva afirmou que o esforço concentrado do trabalho da Conferência Nacional das Guardas Municipais do Brasil, em agenda estratégica com o Ministério da Justiça, desde o Ministro Dr. Alexandre de Moraes até o Ministro Torquato Jardim, sempre apresentando e defendendo de forma qualificada as demandas das Guardas Municipais, e a necessidade de fortalecimento da participação dos Municípios no Sistema de Segurança Pública, tem gerado importantes resultados.

Para Oséias "a fala do Ministro é um prova desse trabalho. Nos dois planos nacionais de segurança pública tivemos importante participação, e nossa expectativa é avançar no sentido de mais investimentos nas Guardas Municipais. O reconhecimento do importante papel das Guardas Municipais é uma conclusão pragmática, porque os governos estaduais, por mais importantes que sejam, chegaram no esgotamento e a forma tradicional da política de segurança pública está esgotada", conclui.

Fonte: Q.A.P.TOTAL

Nenhum comentário: