6 de fevereiro de 2018

PORTE DE ARMA DOS GMs DE MACEIÓ; UMA NOVELA INFINITA QUE APRESENTA MAIS UM NOVO CAPÍTULO


O amparo legal para que os Guardas Municipais de Maceió pudessem usar arma de fogo como instrumento essencial de trabalho surgiu em 22 de dezembro de 2003, com a entrada em vigor da Lei nº 10.826/03, ou seja, há quatorze anos. Durante todo esse tempo a categoria continua lutando e esperando pela adequação a Lei e assistindo capítulos de uma novela infinita que já rendeu mentiras, descasos, omissão e desleixo.

Na manhã desta terça-feira 06/02, eis que surge mais um capítulo dessa novela. Um dirigente do Sindicato dos Guardas Municipais de Alagoas postou em uma rede social um Ofício da Polícia Federal, endereçado ao titular da SEMSCS, Ivon Berto, pedindo ao mesmo que envie cópias de documentos a fim de dar continuidade e viabilizar a concessão de porte de arma de fogo da Guarda Municipal de Maceió.

Através do Ofício a PF teria pedido, comprovação da criação de corregedoria e ouvidoria, portarias que nomeou os titulares de tais pastas, do Inspetor Geral da Guarda e do titular da SEMESCS, relação e comprovante da realização do curso de formação, apresentação dos certificados de conclusão do curso, certificados dos GMs que concluíram o curso de armamento e tiro, relação dos GMs considerados aptos na avaliação psicológica, informações sobre a reserva de armamento.   

O fato é que o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), já demonstrou não está muito interessado em botar os Guardas Municipais para fazer a segurança patrimonial do município e contribuir na segurança da população portando arma de fogo. Já se passaram seis anos da sua gestão, vários gestores já passaram pela Guarda Municipal, e o porte de arma da categoria continua nesse estica e puxa.

Desacreditados na gestão municipal muitos Guardas defendem que as entidades representativas devem apertar o cerco, marcar pressão, deflagrar urgentemente uma campanha permanente e acirrada em prol do porte de arma. Com a palavra, os representantes da categoria.
GM NOTÍCIA-AL

Nenhum comentário: