10 de abril de 2018

GUARDAS MUNICIPAIS JÁ ATUAM ARMADO


TRINTA AGENTES DA CAPITAL FORAM TREINADOS E UTILIZAM ARMAMENTO; DEMAIS SERÃO CAPACITADOS

Trinta Guardas Municipais, do total de 770 que atuam na capital, já estão portando arma de fogo. Parte do armamento que será usado pelo efetivo foi doada pela Polícia Civil de Alagoas pela Secretaria de Segurança de São Paulo, e o restante será comprado pela Prefeitura de Maceió. A previsão é de que, ainda este ano, todo o efetivo utilize armamento.

“Estamos procurando adquirir algumas armas e iniciar o treinamento dos demais. Nós já temos 30 capacitados e temos outros 200 para capacitar. Estamos com o grupo aguardando a chegada de armas. Ao todo, 770 guardas municipais atuam em Maceió. Todos eles passam por uma bateria de treinamento. Tem que passar por exame psicológico, depois faz a parte teórica e a parte prática”, afirma o secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, coronel Ivon Berto.

Segundo ele, todos os Guardas Municipais terão de passar pelos procedimentos legais para poder portar arma de fogo.

“Ao longo do ano, vamos capacitando os demais. A Polícia Civil de Alagoas está doando 151 revólveres. A Secretaria de Segurança de São de Paulo deve doar em torno de 70 armas, entre revólveres e escopetas. Nós já temos processo aberto também para compra de arma de fogo, vamos checar as armas necessárias para fazer o complemento do arsenal”, detalha o secretário.

Na avaliação de Ivon Berto, o Guarda Municipal que porta arma de fogo dá uma maior sensação de segurança aos maceioenses. “Porque nós podemos utilizar o emprego da guarda em áreas mais críticas. Nós temos praças, nós temos escolas, nós temos grotas e favelas. O guarda pode fazer durante a sua ronda, vai dar uma atenção maior à própria Polícia Militar, que está fazendo seu trabalho”, disse.

O secretário acrescenta ainda que “uma instituição de segurança armada favorece a sociedade em relação à segurança pública”. A previsão do coronel é que até outubro a maioria dos Guardas Municipais tenha passado pela capacitação.

“Não dá para dizer que todos os 770 serão capacitados porque passa por uma bateria de exames, é uma seleção. Este ano, nós teremos a guarda de Maceió armada, armada 100%”, explica.

PERMISSÃO

Os Guardas Municipais – esclarece o coronel – podem portar revolver até calibre 38, escopeta calibre 12 e pistola 380.

“Essas armas são especificas da Guarda Municipal. Com a mudança do estatuto, a Guarda adquiriu essa condição, aprovada pela Câmara. Isso desde que passasse por essas capacitações. Acho que errado é não ter arma de fogo, porque a Guarda é uma instituição regulamentada pela Constituição Federal. O bandido não sabe se quem está fardado é Policia Militar, Polícia Civil ou Guarda Municipal. Ao ver um agente de segurança, não pensa duas vezes. O objetivo da arma não é você sair atirando, é você fazer a sua defesa”, afirma o secretário municipal.
Fonte: Gazeta de Alagoas


Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom, Macéio precisa disso.