Seguindo na mesma mão de outros prefeitos alagoanos que tem dado exemplo ao investirem nas Guardas Municipais visando proporcionar maior segurança aos munícipes e ao patrimônio público, o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho (Cacau), deu início nesta quarta-feira, 21 de setembro, a aula inaugural do curso de capacitação que habilitará os Guardas Municipais do município a portarem arma de fogo no exercício da profissão.
O curso de formação foi iniciado após o firmamento de termo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Marechal Deodoro e a Polícia Federal, órgão que tem a competência de conceder, controlar e fiscalizar o porte de arma de fogo das Guardas Municipais. Nessa primeira fase do curso serão capacitados 40 Guardas Municipais, na segunda etapa outros 50 GMs também serão habilitados a portar arma de fogo, fechando assim todo o efetivo da corporação.
O término da capacitação dessa primeira turma está previsto para dezembro desse ano, já o início do curso para a segunda turma deve acontecer em março de 2023. O corpo técnico de instrutores que vão ministrar a formação será composto por Guardas Municipais de Maceió, da própria Guarda Municipal de Marechal e de outros municípios.
Durante a realização da aula inaugural, o prefeito Cláudio Filho (Cacau), anunciou a realização de concurso público para o preenchimento de 30 vagas para a Guarda Municipal. O chefe do executivo também aproveitou o momento para realizar a entrega de uma viatura nova para a corporação e anunciar que será construído um estande de tiro na sede da Guarda Municipal.
A realização do curso de formação dos Guardas Municipais de Marechal Deodoro obedeceu rigorosamente às exigências previstas no Estatuto do Desarmamento e nos Decretos que o regulamentam, além do Estatuto Geral das Guardas Municipais, e objetiva garantir o emprego correto do armamento, quando necessário, na defesa dos próprios Guardas Municipais e de terceiros.

Nenhum comentário:
Postar um comentário