7 de fevereiro de 2024

GUARDAS MUNICIPAIS DE MACEIÓ REALIZAM CAPACITAÇÃO PARA RENOVAÇÃO DO PORTE DE ARMA DE FOGO

Guardas Municipais de Maceió vão concluir no próximo dia 10 de fevereiro, o Estágio de Qualificação Profissional (EQP). Essa capacitação faz parte das exigências previstas na Lei Federal n° 10.826/2003, e demais normas, que prevê qualificação para renovação do porte de arma de fogo dos GMs, que tem validade de 10 anos.

Cumprindo o previsto no acordo de Cooperação Técnica firmado com a Polícia Federal, órgão fiscalizador das Guardas Municipais em todo o país, os GMs de Maceió já realizaram o teste de aptidão psicológica, defesa pessoal, direitos humanos, entre outras etapas, e no decorrer dessa semana estarão concluindo o teste prático de tiro com revolver 38 e pistola 9mm.

As instruções teóricas e práticas do Estágio de Qualificação Profissional (EQP), inclusive da disciplina de armamento e tiro, vem sendo ministradas por Guardas Municipais instrutores do quadro que são credenciados na Polícia Federal, trabalho que vem sendo executado com muito compromisso, responsabilidade e profissionalismo, sobretudo.

Obedecendo as normas de segurança no estande do Clube de Tiro e Caça Bella Vista, no Benedito Bentes, pertencente ao grupo Hertz Custom, a instrução prática de tiro é sempre iniciada com uma oração envolvendo os GMs participantes, e também é acompanhada de perto pelo GM Barros, que é Socorrista em Atendimento Pré-hospitalar Tático. Toda a realização do tiro acontece sob a supervisão do Inspetor Geral da Guarda Municipal, Jamerson Oliveira.

Além dos revolveres pertencentes a corporação usados nas instruções teóricas e práticas de tiro, os Guardas Municipais também fazem uso das pistolas semiautomáticas modelo APX 9mm, da renomada fábrica de armas italianas, Pietro Beretta.

A Guarda Municipal adquiriu um lote com 150 pistolas. A aquisição dessas armas, reconhecidas mundialmente como sendo de primeira qualidade, teria sido resultado de um processo de compra junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A aquisição das novas pistolas teve como objetivo assegurar a proteção e defesa dos Guardas Municipais no exercício da profissão e dos maceioenses, através de ações de policiamento preventivo executadas diuturnamente pelos GMs que atuam nos grupamentos e na proteção dos bens público. 


Nenhum comentário: