10 de abril de 2024

Oficiais da Polícia Militar de Alagoas formam chapa para disputar eleições municipais


De acordo com o Jornal Minuto da Notícia Alagoas, 18 oficiais que integram o alto escalão da Polícia Militar de Alagoas, como coronéis, capitães e majores, tanto da ativa quanto da reserva, se registraram na legenda do Partido Democracia Cristã (DC), para disputar às eleições municipais.

O presidente do Partido Democracia Cristã, Eudo Freire, teria dito ao Jornal que a chapa referendada no último final de semana, pelos oficiais militares, é predominantemente bolsonarista, e que eles entram na disputa com favoritismo.

O Partido Democracia Cristã faz parte da base aliada do prefeito JHC, portanto, não seria nenhum exagero cogitar que a Semsc passa a ser um alvo bastante convidativo para ser pleiteado pelos militares a partir de 2025, caso saiam vitoriosos do pleito eleitoral.

Os Guardas Municipais são totalmente contrários a indicação de oficiais da Polícia Militar para comandar a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã. Oficiais que já comandaram o órgão teriam chegado a propor a extinção da Guarda, boicotar o porte e a aquisição de armas, e até reduzir a remuneração dos GMs, propondo que o risco de vida deixasse de ser incorporado.

Uma das últimas investidas para evitar o desenvolvimento das Guardas Municipais foi protagonizada pela Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (Feneme), que ingressou no STF com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5156), numa tentativa de derrubar a Lei 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais).  

Nenhum comentário: