A primeira Central Integrada de Videomonitoramento de Maceió (CIV) está em pleno funcionamento. Trata-se de uma sala de vigilância em tempo real para aumentar a segurança da população e garantir a proteção de espaços públicos. A novidade, com investimento de mais de R$ 2 milhões, foi apresentada na última quarta-feira (6) pelo prefeito JHC, nas redes sociais.
Em visita à Central, que funciona na sede da Guarda Civil Municipal, no bairro Farol, o prefeito apontou Maceió como a primeira capital a adquirir o sistema, que vai contar com o uso de Inteligência Artificial para monitorar câmeras instaladas em escolas, praças, ônibus, postos de saúde e outros locais públicos.
Atualmente, o município de Maceió possui mais de duas mil câmeras de segurança nas escolas municipais e unidades de saúde e outras 99 instaladas em vias da cidade pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito.
Além disso, desde o dia 25 de setembro, foram instalados totens com câmeras em pontos estratégicos da capital alagoana. Até o momento, a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc) instalou 10 equipamentos nas localidades Pontal da Barra; Marco dos Corais, Ponta Verde; Corredor Vera Arruda, Jatiúca; Parque Linear do Benedito Bentes, Rota do Mar, Praça Centenário, Farol; Eustáquio Gomes, Cidade Universitária; Rotatória da antiga PRF, Tabuleiro do Martins; Rua do Comércio, Centro; e no Parque da Lagoa, Vergel do Lago.
“É a primeira capital que está utilizando todo esse sistema, que vai integrar as nossas escolas, praças, os ônibus, tudo isso para a gente trazer mais proteção para as pessoas. A sala vai ser uma referência para o País. É Maceió se preparando, cada vez mais, para a gente ajudar a população a ter segurança e, sobretudo, ocupar locais públicos com qualidade de vida, bem-estar e com agentes bem preparados da nossa Guarda Municipal”, frisou o prefeito.
JHC ainda destacou que a Central Integrada de Videomonitoramento concentra um sistema que utiliza as mais novas ferramentas tecnológicas e, mesmo em fase de testes, foi a responsável por captar imagens que flagraram a ação criminosa de um homem que furtava cabos de energia no Parque Linear do Benedito Bentes. O suspeito foi identificado pelas câmeras do totem e preso em flagrante pela Guarda Municipal.
O gestor também citou a importância das câmeras nas escolas e recordou a identificação de Matheus Soares Omena dos Santos, preso por envenenar e matar o próprio filho, o pequeno Anthony Levi. A gravação feita pelos equipamentos da Prefeitura de Maceió na creche mostrou o instante em que o frasco de veneno utilizado para matar a criança foi jogado em uma lixeira pelo acusado, que foi preso logo em seguida.
“Estamos utilizando estratégias de combate à violência com o uso de tecnologia para elucidação de crimes. As câmeras captam imagens em tempo real. No Parque Centenário, por exemplo, os equipamentos monitoram toda a movimentação. Caso algum fato fuja do padrão de normalidade, os guardas municipais serão acionados”, assegurou JHC.
O prefeito também anunciou que está em fase de testes a instalação de câmeras nos pontos, nos terminais e nos ônibus que integram o transporte público. A medida visa proteger os passageiros e motoristas durante as viagens, sobretudo as mulheres que são vítimas de assédio sexual. Fonte: Secom Maceió
Nenhum comentário:
Postar um comentário