18 de julho de 2025

Guarda Municipal de Maceió realiza capacitação sobre segurança pública e neurodivergência


Na tarde de quinta-feira, a Guarda Municipal de Maceió deu continuidade ao seu programa de formação com uma aula ministrada por Saulo Barbosa Santiago, filósofo, graduando em psicologia e supervisor da Guarda Municipal de Aracaju. Saulo também é membro da Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas (Abraça) e da Rede Nacional de Autodefensores contra o Capacitismo e em Favor da Educação Inclusiva.

O tema abordado foi segurança pública e neurodivergência, um assunto essencial para as forças de segurança. O treinamento teve como objetivo preparar os agentes para atuarem de forma mais humanizada e consciente, evitando abordagens que possam gerar constrangimentos, conflitos ou até mesmo a violação de direitos de pessoas neurodivergentes, como autistas, pessoas com TDAH, Deficiente Intelectual, esquizofrênicos, entre outras.

Ao compreender os sinais, características e necessidades específicas desses indivíduos, os Guardas Municipais estarão mais capacitados para agir com empatia e respeito, assegurando não apenas a segurança coletiva, mas também a proteção dos direitos de cada cidadão. A iniciativa reforça o compromisso da Guarda Municipal de Maceió com um atendimento qualificado, inclusivo e alinhado às melhores práticas de segurança pública. Fonte: Assessoria

Nenhum comentário: