18 de dezembro de 2025

Lula reafirma criação do Ministério da Segurança Pública após aprovação de PEC

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, nesta quarta-feira (17), que a recriação do Ministério da Segurança Pública está condicionada à aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata do tema no Congresso.

Segundo o petista, a discussão sobre segurança não vinha sendo priorizada por falta de competência legal do governo federal na legislação atual.

"Eu nunca quis discutir segurança pública porque não era papel do governo federal, porque a Constituição não dá ao governo federal o direito de interferir", afirmou Lula. "Por isso que eu quero aprovar a PEC, porque depois que aprovar, que definir o papel da União (...) nós vamos criar o Ministério da Segurança Pública".

Durante a fala, o presidente também tocou em pautas sociais e políticas. Lula reclamou de uma suposta dificuldade dos ministros homens de sua gestão em debater a violência contra a mulher com a titular da pasta das Mulheres, Márcia Lopes.

Sobre o cenário eleitoral de 2026, o presidente desafiou seus possíveis concorrentes, afirmando que a oposição não tem apresentado propostas inovadoras. "Quero saber quais as novidades que eles vão propor", provocou. Fonte: Uol


Nenhum comentário: