30 de julho de 2013

PROMOTOR DO PILAR IRÁ PROPOR UM TAC VISANDO PAGAMENTO DE RISCO DE VIDA AOS GMS



O PROMOTOR EXTERNOU PREOCUPAÇÃO COM A FALTA DE PROTEÇÃO JURÍDICA AOS GUARDAS MUNICIPAIS QUE HOJE FAZEM SERVIÇO OSTENSIVO NO PILAR


O encarregado da Promotoria de Justiça do município do Pilar, o Promotor Jorge Dória, disse ao Vice-Presidente do SINDGUARDA-AL, Carlos Pisca, numa reunião realizada no Fórum, na manhã desta terça-feira (30), que irá propor um Termo de Ajustamento de Conduta para que o Prefeito Carlos Alberto Canuto (PMDB), pague a gratificação de risco de vida aos Guardas Municipais referente aos meses de dezembro de 2012 e janeiro de 2013.

A dívida foi deixada pelo Prefeito anterior, no entanto, o promotor destacou que a atual gestão tem o compromisso legal de honrar a dívida para com os Guardas Municipais. Jorge Dória frisou ainda que é preciso levantar as causas que levou o gestor anterior a não realizar o pagamento da gratificação uma vez que foi descumprida a lei municipal que assegura esse direito a categoria.

O encontro serviu também para que o Promotor Jorge Dória externasse para o sindicalista a sua preocupação referente à forma ostensiva e repressiva de como os Guardas Municipais do Pilar tem atuado juntamente com a Polícia Militar no combate a violência e a criminalidade. Segundo o Promotor o fato de os Guardas Municipais não disporem de proteção jurídica nem das condições logísticas necessárias para realizar policiamento ostensivo estaria pondo esses servidores numa situação de risco iminente, situação essa que precisaria ser revista com certa urgência.

Jorge Dória destacou ainda que, constitucionalmente, o serviço de policiamento ostensivo da cidade é de competência da Polícia Militar e que o emprego dos Guardas Municipais nessa área representaria do ponto de vista legal usurpação de função pública o que caberia numa situação como essa a intervenção do Ministério Público.

Estudos apontam o município do Pilar como sendo uma das cidades mais violentas do país. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Defesa Social, de 2004 a junho de 2013, a delegacia local acumulou 347 inquéritos, sendo 224 casos de homicídios, estupros e crimes considerados violentos, razão pela qual, destacou o promotor, o Ministério Público Estadual juntamente com outros órgãos do poder público estaria providenciando medidas de combate à criminalidade no município do Pilar, tema no qual os Guardas Municipais estariam inseridos diante do risco que os mesmos vem sendo expostos.
Fonte: GM NOTÍCIA-AL
 

Nenhum comentário: